- Se você estiver gripado, principalmente em épocas de epidemia, evite frequentar lugares com muita gente e, principalmente, fechados.
- Use lenços descartáveis para limpar o nariz ou os olhos. Depois de usá-los, jogue-os logo no lixo.
- Cubra a boca ao tossir, de preferência com o ângulo do cotovelo. Assim, se você tocar alguma superfície, suas mãos terão menos possibilidade de transmitir a carga viral.
- Lave sempre as mãos com água e sabonete, ou passe álcool em gel, depois de tossir ou espirrar.
- Não passe as mãos nos olhos se não as tiver lavado.
- Evite cumprimentar com beijos e ter contato próximo com outras pessoas quando você estiver doente ou sentir os primeiros sintomas de uma possível gripe.
- Não compartilhe copos, pratos ou talheres. O vírus pode viver até 24 horas nestas superfícies.
- Não beba diretamente de garrafas ou latas.
- Só use a sua toalha: em superfícies felpudas o vírus pode sobreviver até 12 horas.
- Se você tiver filhos pequenos, evite que os brinquedos sejam compartilhados com outras crianças se alguma delas estiver gripada.
- Mantenha a sua casa e o seu lugar de trabalho bem ventilados, abrindo frequentemente as janelas, mesmo que a temperatura esteja baixa. É melhor ter que se agasalhar do que ficar em um ambiente com ar viciado.
- Se você apresentar um quadro gripal com febre alta e tiver tido contato com alguém que pode estar com a gripe suína, consulte imediatamente um médico.
Importante
- Os conselhos para evitar a gripe suína são os mesmos que para qualquer outro tipo de gripe. A diferença em relação a este novo subtipo de vírus é o maior poder de contágio inter-humano.
- Todas as pessoas com algum risco de complicação devem se vacinar todos os anos, no início do outono, contra a influenza estacional.
¹ Gripe Suína: refere-se à gripe causada pelas estirpes de vírus da gripe, chamadas vírus da gripe suína, que habitualmente infectam porcos, onde são endémicas. Em 2009 todas estas estirpes são encontradas no vírus da gripe C e nos subtipos do vírus da gripe A conhecidos como H1N1, H1N2, H3N1, H3N2, e H2N3.
Quando os vírus da influenza de diferentes espécies infectam simultaneamente o mesmo animal (como por exemplo o suíno), podem reorganizar-se geneticamente e originar uma nova estirpe de vírus, tal como aconteceu actualmente com a emergência deste novo virus circulante Influenza A/H1N1. A análise deste vírus sugere que ele tem uma combinação de características das gripes suína, aviária e humana. Especificamente, esta combinação não havia sido vista até agora em humanos ou em suínos, e a sua origem é ainda desconhecida. Mas, felizmente, a conclusão inicial é a de que o vírus se espalha mais facilmente entre os porcos, e o contágio de humano para humano não é tão comum e simples quanto o da gripe comum.
Em seres humanos, os sintomas de gripe A (H1N1) são semelhantes aos da gripe e síndroma gripal em geral, nomeadamente calafrios, febre, garganta dolorida, dores musculares, dor de cabeça forte, tosse, fraqueza e desconforto geral.
O virus é transmitido de pessoa para pessoa, e o papel do suíno na emergência desta nova estirpe de virus encontra-se sob investigação. Contudo, é certo que não há qualquer risco de contaminação através da alimentação de carnes suínas cozinhadas. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da influenza, assim como outros vírus e bactérias.
Fonte: http://wiki.bemsimples.com/pages/viewpage.action?pageId=80904353 Acessado em 30/06/2009 Às 16:25.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_su%C3%ADna Acessado em 30/06/2009 Às 16:30.