terça-feira, 30 de junho de 2009

Encontrado o culpado do vírus da "gripe suína" !!!

Aqui está o irresponsável...

Resumo

A gripe suína¹ é causada por um subtipo do vírus A da influenza, uma infecção viral aguda que afeta principalmente as vias respiratórias. Existem também os vírus B e C.

Os subtipos do vírus A podem infectar os seres humanos e alguns animais, como as aves e os porcos.

O contágio se produz por meio das gotículas de saliva expelidas durante a tosse ou o espirro (que podem chegar a 1,5 m de distância da boca) ou por contato com superfícies contaminadas, como mãos, talheres e brinquedos.

Leia atentamente este texto para se prevenir do contágio e evitar a disseminação da doença, mas sem desespero nem pânico.
  1. Se você estiver gripado, principalmente em épocas de epidemia, evite frequentar lugares com muita gente e, principalmente, fechados.

  2. Use lenços descartáveis para limpar o nariz ou os olhos. Depois de usá-los, jogue-os logo no lixo.

  3. Cubra a boca ao tossir, de preferência com o ângulo do cotovelo. Assim, se você tocar alguma superfície, suas mãos terão menos possibilidade de transmitir a carga viral.

  4. Lave sempre as mãos com água e sabonete, ou passe álcool em gel, depois de tossir ou espirrar.

  5. Não passe as mãos nos olhos se não as tiver lavado.

  6. Evite cumprimentar com beijos e ter contato próximo com outras pessoas quando você estiver doente ou sentir os primeiros sintomas de uma possível gripe.

  7. Não compartilhe copos, pratos ou talheres. O vírus pode viver até 24 horas nestas superfícies.

  8. Não beba diretamente de garrafas ou latas.

  9. Só use a sua toalha: em superfícies felpudas o vírus pode sobreviver até 12 horas.

  10. Se você tiver filhos pequenos, evite que os brinquedos sejam compartilhados com outras crianças se alguma delas estiver gripada.

  11. Mantenha a sua casa e o seu lugar de trabalho bem ventilados, abrindo frequentemente as janelas, mesmo que a temperatura esteja baixa. É melhor ter que se agasalhar do que ficar em um ambiente com ar viciado.

  12. Se você apresentar um quadro gripal com febre alta e tiver tido contato com alguém que pode estar com a gripe suína, consulte imediatamente um médico.

    Importante
  • Os conselhos para evitar a gripe suína são os mesmos que para qualquer outro tipo de gripe. A diferença em relação a este novo subtipo de vírus é o maior poder de contágio inter-humano.

  • Todas as pessoas com algum risco de complicação devem se vacinar todos os anos, no início do outono, contra a influenza estacional.

¹ Gripe Suína: refere-se à gripe causada pelas estirpes de vírus da gripe, chamadas vírus da gripe suína, que habitualmente infectam porcos, onde são endémicas. Em 2009 todas estas estirpes são encontradas no vírus da gripe C e nos subtipos do vírus da gripe A conhecidos como H1N1, H1N2, H3N1, H3N2, e H2N3.
Quando os vírus da influenza de diferentes espécies infectam simultaneamente o mesmo animal (como por exemplo o suíno), podem reorganizar-se
geneticamente e originar uma nova estirpe de vírus, tal como aconteceu actualmente com a emergência deste novo virus circulante Influenza A/H1N1. A análise deste vírus sugere que ele tem uma combinação de características das gripes suína, aviária e humana. Especificamente, esta combinação não havia sido vista até agora em humanos ou em suínos, e a sua origem é ainda desconhecida. Mas, felizmente, a conclusão inicial é a de que o vírus se espalha mais facilmente entre os porcos, e o contágio de humano para humano não é tão comum e simples quanto o da gripe comum.
Em seres humanos, os sintomas de gripe A (H1N1) são semelhantes aos da
gripe e síndroma gripal em geral, nomeadamente calafrios, febre, garganta dolorida, dores musculares, dor de cabeça forte, tosse, fraqueza e desconforto geral.
O virus é transmitido de pessoa para pessoa, e o papel do suíno na emergência desta nova estirpe de virus encontra-se sob investigação. Contudo, é certo que não há qualquer risco de contaminação através da alimentação de carnes suínas cozinhadas. Cozinhar a carne de porco a 71 graus
Celsius mata o vírus da influenza, assim como outros vírus e bactérias.

Fonte: http://wiki.bemsimples.com/pages/viewpage.action?pageId=80904353 Acessado em 30/06/2009 Às 16:25.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_su%C3%ADna Acessado em 30/06/2009 Às 16:30.

domingo, 28 de junho de 2009

Pedro e Paulo, discípulos e missionários de Jesus Cristo

Pedro e Paulo, discípulos e missionários de Jesus Cristo

Em vários países, o dia 29 de junho é dia santo de guarda e feriado; no Brasil, há muitos anos, a festa de São Pedro e São Paulo é comemorada liturgicamente no domingo seguinte. Não deixa de ser significativo, pois é o “dia do Senhor ressuscitado” e os apóstolos foram testemunhas qualificadas da ressurreição de Jesus Cristo; domingo também é dia de ouvir a Palavra de Deus e de celebrar a Eucaristia, transmitidas a nós pelos apóstolos, e de professar a fé que nos reúne na mesma Igreja fundada sobre o testemunho apostólico.

Cada um deles, do seu modo, deu seu testemunho por Jesus Cristo pela pregação e pelo martírio: Pedro representa a ligação da comunidade cristã com a herança espiritual do Judaísmo; Paulo, a orientação universal do Evangelho e da ação missionária da Igreja. Ambos são considerados fundadores da Igreja de Roma, conhecida como “sede de Pedro”; não é menos, ela também é a “sede de Paulo”, que ali também derramou seu sangue por Jesus.

Todos os anos, na solenidade de São Pedro e São Paulo, durante uma cerimônia singela, o Papa entrega o pálio aos novos arcebispos metropolitas, nomeados depois de 29 de junho do ano precedente. O pálio é uma peça da indumentária litúrgica usada pelos arcebispos durante as celebrações nas suas próprias sedes episcopais e simboliza a especial vinculação deles com o Sucessor de São Pedro e com a inteira Igreja fundada sobre a “rocha” de Pedro. Para destacar ainda mais esse significado, os pálios, antes de serem entregues, ficam depositados sobre o túmulo de São Pedro, na cripta da basílica vaticana.

A festa de São Pedro e São Paulo também é o Dia do Papa, para a especial oração pelo Sucessor de Pedro, que tem a missão de “confirmar os irmãos na fé (cf Lc 22,32) e de ser a referência visível da unidade de toda a Igreja de Cristo. Sabemos quanto é grande e difícil a sua missão diante da Igreja e de toda a imensa família humana; por isso, seguindo o exemplo da primeira comunidade eclesial em Jerusalém, também nós “oremos continuamente por ele” (cf At 12,5).

Na comemoração dos apóstolos Pedro e Paulo, desde antiga tradição, realiza-se em todo o mundo católico a coleta chamada “do óbolo de São Pedro”; os filhos da Igreja são convidados a fazer uma generosa oferta destinada a apoiar a caridade da Igreja, feita através do Papa, em todo o mundo. Trata-se de uma das 3 coletas anuais para as necessidades e iniciativas universais da evangelização. Com o seu fruto, o Papa pode manifestar a solidariedade concreta da Igreja em muitas situações de sofrimento e promover a evangelização em lugares onde a presença da Igreja ainda é frágil, ou mesmo inexistente.

Os apóstolos Pedro e Paulo têm um significado muito especial para nós, pois seu papel foi determinante na difusão do Evangelho e na configuração da Igreja nascente e do próprio Cristianismo. É sempre bom lembrar que o Evangelho de Jesus chegou até nós pela pregação e o testemunho dos apóstolos; por isso, a Igreja os tem em grande consideração e, ao longo da história, sempre mediu a autenticidade da própria fé e do seu ensinamento na “tradição apostólica”, ou seja, naquilo que foi transmitido pelos apóstolos.

Não por nada, nossa Igreja é “católica e apostólica”, pois ela foi edificada sobre o ensinamento dos apóstolos e manteve, de maneira nunca interrompida, sua fidelidade à fé por eles transmitida. Somos parte desse imenso povo que crê em Jesus Cristo, com os apóstolos, e como eles creram. Isso nos alegra e também é motivo de firmeza para nossa fé e adesão à Igreja Católica. Ao mesmo tempo, compromete-nos a revigorar nossa vida cristã, sempre de novo, no testemunho apostólico para realizarmos hoje a missão Jesus confiou a eles e também a nós. Como eles, também nós somos convidados a ser ardorosos discípulos e missionários de Jesus Cristo.

¹Dom Odilo Pedro Scherer (Arcebispo de São Paulo)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Descanse Em Paz

Precursor do Vídeo-Clipe e das Coreografias nos Shows, Michael Jackson revolucionou e rompeu barreiras na Música, na Interpretação e nas Artes. Com absoluta certeza, a História perde um Revolucionário do "Mundo Pop". Inovador e polêmico, inseriu tantas idéias e ideais para a Mídia, que se perdeu em si mesmo, modificando-se em uma constante metamorfose que acabou por "roubar" sua própria identidade.

Vá com Deus! Estrear na Verdadeira Vida o seu Verdadeiro Ser! Descanse em Paz!

Roberto

Vídeo: Can You Feel It? - The Jacksons 5

Veja Também:

http://www.robertoarco.blogspot.com
http://www.robertoarcor.blog.com

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Dica do Dia

É sempre bom ser legal com as pessoas, porque...



...as coisas mudam ao longo do tempo!!!

terça-feira, 23 de junho de 2009

A origem da Festa Junina no Brasil e suas influências

Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho são chamadas de "Festa Joanina", especialmente em homenagem a São João.

O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.

A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos os aipins (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspiradas na dança da nobreza européia. Já os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos chineses.

A dança-de-fitas, bastante comum no sul do Brasil, é originária de Portugal e da Espanha. Para os católicos, a fogueira, que é o maior símbolo das comemorações juninas, tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.

No Nordeste do país, existe uma tradição que manda que os festeiros visitem em grupos todas as casas onde sejam bem-vindos levando alegria. Os donos das casas, em contrapartida, mantêm uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servir os grupos.

Os festeiros acreditam que o costume é uma maneira de integrar as pessoas da cidade. Essa tradição tem sido substituída por uma grande festa que reúne toda a comunidade em volta dos palcos onde prevalecem os estilos tradicionais e mecânicos do forró.

quarta-feira, 17 de junho de 2009


Ser Vasco

Ser Vasco é ser intrépido tanto quanto leal. É ter o sentido da história do Brasil a fundir povos e raças sem preconceito. É ser navegante da esperança, não temer aventura, futuro, conquistas, calmarias ou tempestades.

Ser Vasco é renegar o temor e ser popular sem populismo, ser valente sem arrogância e ser decidido sem soberba. É ter a vocação da vitória e a disposição necessária à qualidade e ao mérito por saber que virtudes necessitam de energia e energia, de vontade.

Ser Vasco é, pois, ser virtude, vontade, valor e vanguarda: tudo com o V de vida, o mesmo de Vasco.

Ser Vasco é conhecer o grito do entusiasmo, esperar a hora de vencer e sentir o cheiro do gol. É incendiar estádios e extasiar multidões. É adivinhar instantes decisivos e saber decidir.

Ser Vasco é ser mais povo do que elite, mais tradição do que novidade, mais segurança do que aparência, mais clube do que time, mais vibração do que delírio, mais vigor do que agressão.

Ser Vasco é ousar, insistir, renovar-se, trabalhar para construir a vitória não como forma de superioridade, mas de aperfeiçoamento da vida e do esporte. É gol, é gala, é garbo de uniforme original, cruz no peito, sonho n’alma e amor no coração.

Ser Vasco é emoção recompensada porque vitória bem planejada, é lance, é lança, liberdade, impulso e convicção.

Ser Vasco é sentir o gosto da felicidade, da vitória e do grito maiúsculo de gol. É ter sabedoria e prudência, unidas na tática certeira ou na organização eficaz. É viver a emoção de lembrar nomes, lendas, heróis e legendários craques, troféus, títulos, retratos, faixas, taças, copas e vitórias imortais.

Ser Vasco é ter idênticos motivos para cultuar o passado tanto quanto crer no futuro.

Ser Vasco, enfim, é saborear com humildade o orgulho sadio da vitória merecida, do entusiasmo com motivo e da grandeza como destino.

Artur da Távola
Esse texto foi lido por Marcos Palmeira no intervalo do jogo de estréia do Vasco pela Série B.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Hoje é o Dia dos Namorados





SONETO DA FIDELIDADE
(Vinícius de Morais)
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou ao seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor que tive
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.