domingo, 16 de outubro de 2011

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (22,15-21)




Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (22,15-21)


Naquele tempo, os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: "Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. Dize-nos, pois, o que pensas: é lícito ou não pagar imposto a César?"



Jesus percebeu a maldade deles e disse: "Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? Mostrai-me a moeda do imposto!" Levaram-lhe então a moeda. E Jesus disse: "De quem é a figura e a inscrição desta moeda?" Eles responderam: "De César". Jesus então lhes disse: "Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus".

Comentário


O que é de César e o que é de Deus?


Pe. Nilo Luza, ssp


Os fariseus, com frequência, buscavam provocar Jesus para deixá-lo em dificuldade e ver se achavam motivo para condená-lo. O evangelho de hoje mostra uma dessas armadilhas que preparam contra Jesus: pagar ou não o imposto a César? Depois de ter visto a moeda, Jesus responde sabiamente: dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Resta agora saber: o que é de César e o que é de Deus?



Dentre as diversas interpretações da resposta de Jesus, podemos destacar dois "ensinamentos": obrigação do cristão para com o bem comum e restituição a Deus do que lhe pertence.



O cristão não tem apenas compromisso com sua Igreja, com a religião, mas também com o Estado. É obrigação moral e civil de todo cristão contribuir com o bem comum, pagando impostos justos ao Estado para que este os aplique em favor de toda a sociedade, especialmente para melhorar a vida dos mais necessitados. Ninguém tem o direito de sonegar ou roubar os bens do Estado. Em qualquer sociedade, o seguidor de Cristo deve sempre ser cidadão exemplar. A fé não é algo que se viva desligado da sociedade, fora das realidades deste mundo. Fé e política são distintas, mas inseparáveis.



Na segunda parte da resposta, Jesus fala em restituir a Deus o que é de Deus. Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança. O ser humano, portanto, pertence a Deus e a mais ninguém. É propriedade de Deus e não deve se submeter a senhores déspotas e opressores, que lhe tiram a liberdade e a dignidade. Ninguém pode dominar, escravizar, oprimir uma pessoa. Toda pessoa é sagrada, é propriedade especial de Deus.



Tudo é dom e graça de Deus, tudo lhe pertence; a César cabe a responsabilidade de zelar pela obra de Deus, principalmente pelo povo, propriedade nobre de Deus. Portanto, as autoridades e a sociedade como um todo devem se responsabilizar para que o povo de Deus tenha as condições básicas de vida digna de filhos e filhas do Pai celeste.




Fonte: Portal Paulus

Imagem: Google

Vídeo: YouTube by Brasil Migrante

Nenhum comentário: