Anima Mundi estreia sua 18ª edição em SP e no RJ
O festival Anima Mundi chega à maioridade em 2010 e mostra neste ano as novidades da animação brasileira e mundial, com 452 filmes, oficinas gratuitas e debates, entre 16 de julho e 1º de agosto, no Rio e em São Paulo.
Criado em 1993 pelos animadores Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães, o evento deixou de ser apenas uma vitrine de exibição de curtas e longas-metragens para se tornar uma verdadeira plataforma de difusão, debate e fomento ao setor.
Até hoje o Anima Mundi já exibiu quase seis mil filmes e levou cerca de 1 milhão de espectadores às salas de cinema, oficinas, debates e workshops que promoveu. Nesse ano, o festival acontece de 16 a 25 de julho no Rio de Janeiro (Centro Cultural Banco do Brasil, Casa França-Brasil, Centro Cultural Correios, Praça Animada, Odeon BR, Oi Futuro (Ipanema e Flamengo) e Arteplex) e de 28 de julho a 1º de agosto em São Paulo, no Memorial da América Latina e no CCBB.
Para esta edição, os diretores receberam mais de 1500 inscrições e selecionaram 452 filmes, de lugares como França, Alemanha, Austrália, Israel, Polônia, Argentina, Taiwan, Letônia, Coréia do Sul, Finlândia, Rússia, Singapura e China, além da estreante República da Macedônia. O país com maior número de obras é o Brasil, com 108 títulos.
No festival, enquanto crianças e adultos aprendem os primeiros passos de variadas técnicas de animação (stop-motion, desenho, pixilation, película) nas concorridas oficinas gratuitas, os animadores profissionais vão se reunir para a quinta edição do Anima Forum. Ao todo, serão quatro mesas de debate – entre 20 e 23 de julho, no Rio de Janeiro – com temas como séries para a televisão, o treinamento de animadores e a produção em 3D no Brasil.
O Anima Mundi Web & Cel tem duas categorias este ano: 'Tema geral' e '18 anos'. O artista escolhido para assinar o cartaz, a logo e toda a programação visual desta edição é o animador brasileiro Alê Abreu, presença constante no Anima Mundi, onde também lançou seu primeiro longa-metragem, 'O Garoto Cósmico', em 2007.
Bob Esponja
A edição 2010 do Anima Mundi tem como um dos grandes destaques Stephen Hillenburg, criador do famoso e querido Bob Esponja, exibido em dezenas de países. Ele contará um pouco da história da animação – criada de forma despretensiosa por ele, um ex-professor de Biologia Marinha – e exibirá vídeos exclusivos do personagem.
Quem também visita o festival é Jordi Grangel, co-diretor do estúdio Grangel, em Barcelona, dará uma Master Class sobre a criação de personagens, adereços, figurinos, cenários e esculturas de um de seus trabalhos mais celebrados, o longa "A Noiva Cadáver", dirigido pelo americano Tim Burton.
Fonte: eBand
Imagem: eBand
Vídeo: 4Shared by robertoarcor
Nenhum comentário:
Postar um comentário