quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ordem dos Hospitalários


Ordem dos Hospitalários

O nascimento da ordem data por volta do ano de 1050. De acordo com os crônicos, os comerciantes da antiga República Marinha de Amalfi obtiveram do Califa do Egito a autorização de construir uma igreja, um convento e um hospital em Jerusalém, para assistir os peregrinos de qualquer fé ou raça. A Ordem de São João de Jerusalém - comunidade monástica onde funcionou o hospital para os peregrinos na Terra Santa - tornou-se independente sob a orientação do Beato Gérard. Com a Bula de 15 de fevereiro de 1113, o Papa Paschoal II aprovou a fundação do hospital e colocou sob o tutela da Santa Sé, concedendo-lhe o direito de eleger livremente seus superiores sem nenhuma interferência por outras autoridades seculares ou religiosas. Em virtude daquela Bula papal, o hospital transformou-se numa Ordem isenta da igreja.

Cavaleiro Hospitalário

A constituição do Reino de Jerusalém, por obra dos Cruzados, obrigou a Ordem a participar na defesa militar dos doentes, dos peregrinos e dos territórios que os cruzados tinham conquistado dos muçulmanos. A ordem tornou-se assim religiosa e militar. Todos os cavaleiros eram religiosos, limitados pelos três votos monásticos da pobreza, castidade e obediência.

Com o tempo a Ordem adotou a cruz octogonal branca que é ainda hoje um símbolo São Juanista, e a sua missão ainda é de defender a cristandade.

Depois da perda do último baluarte na Terra Santa em 1291, a ordem se estabeleceu primeiramente em Chipre e então, em 1310, conduzido pelo Grão Mestre Fra ' Foulques de Villaret, à ilha de Rhodes.

Passou a defesa do mundo cristão, o qual requereu a organização de uma força naval. Assim a ordem construiu uma poderosa frota naval no Mediterrâneo, lutando muitas batalhas famosas pela causa do Cristianismo, como por exemplo, as das Cruzadas na Síria e no Egito.

Os membros da Ordem que vieram para Rhodes de todas as partes da Europa foram agrupados de acordo com as línguas faladas. Havia assim, inicialmente, sete grupos de Línguas distintas: Provença, Auvergne, França, Itália, Aragão (Navarra), Inglaterra (com Escócia e Irlanda) e Alemanha.

Castela e Portugal se separaram em 1492 da língua de Aragão para constituir a oitava linguagem. Cada linguagem incluiu os Priorados ou os Grandes Priorados, bailiwicks e Commanderies.

A Ordem foi governada pelo Grão Mestre (Príncipe de Rhodes) e pelo Conselho Magistral tendo o seu próprio dinheiro, e manteve relações diplomáticas com outros Estados. Os escritórios elevados da Ordem foram dados aos representantes de Linguagens diferentes; e a Sede da Ordem é integrada por religiosos de diversas nacionalidades.

Após seis meses de assédio e de combates ferozes de encontro à frota e ao exército do Sultão Salomão, O Magnífico, os cavaleiros foram forçados a render-se em 1523. Deixaram Rhodes com as honras militares.

A Ordem ficou sem um território próprio até 1530, quando o Grão Mestre Fra' Philippe de Villiers de l'Isle Adam tomou posse da Ilha de Malta... um presente do Imperador Carlos V com a aprovação do Papa Clemente VII.

Estabeleceu-se que a Ordem deveria permanecer neutra em todas as guerras entre nações cristãs.

Em 1565 os cavaleiros, conduzidos pelo Grão Mestre Fra' Jean de la Vallette (este deu nome a capital de Malta, Valletta), defendeu a ilha do ataque e do grande assédio dos Turcos durante mais de três meses.

A frota da Ordem, então uma das mais poderosas no mediterrâneo, contribuiu para a destruição final do poder naval do Império Otomano na batalha de Lepanto em 1571.

Dois séculos mais tarde, em 1798, Napoleão Bonaparte ocupou a ilha durante sua campanha do Egito. Os cavaleiros, por causa da regra da Ordem que os proibia de levantar armas de encontro a outros cristãos, foram forçados a sair de Malta.

Em 1800 os ingleses ocuparam Malta, porém não foram reconhecidos os direitos de soberania da Ordem sobre Malta e somente com o tratado de Amiens (1802), ficou firmado que a Ordem jamais poderia retornar.

Em seguida, temporariamente residindo em Messina, em Catania e em Ferrara, em 1834 a Ordem estabeleceu-se em Roma, no Palácio de Malta, em Condotti 68 e da Villa Aventino, já que têm o status do extraterritorialidade.

Desde então, a missão original de assistência hospitalar transformou-se na principal atividade da Ordem, e cresceu mais forte durante todo o último século, especialmente por causa da contribuição das atividades realizadas pelo Grão Priorados e pelas associações nacionais presentes em vários países do mundo.

A atividade hospitalária e caritativa se desenrolaram em grande escala durante a Primeira e Segunda Grande Guerra sob a chefia do Grão Mestre Frey Ludovico Chigi della Rovere Albani e se intensificou ainda mais com o Grão Mestre Frei Angelo de Mojana di Cologna (1962-1988) cujo sucessor é o atual Príncipe e Grão Mestre Frei Andrew Bertie.


Fonte: Mundo Oculto
Imagem: Google

Nenhum comentário: