segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Como retirar fotos do Google Street View


Como retirar fotos do Google Street View

Com o lançamento do Google Street View no Brasil, vários usuários já anunciaram no Twitter que já encontraram imagens em 360º da região onde moram, inclusive de sua casa, carro, amigos ou familiares. Aqueles que preferem manter a discrição sem aparecer na internet, no entanto, tem a opção de pedir a retirada de suas imagens pessoais do serviço de mapas do Google.

Por padrão, o Google embaralha as imagens de rostos das pessoas e também das placas de carros que aparecem em imagens do Street View com o auxílio de um sistema automático.

O procedimento para solicitar a retirada de uma imagem é simples: basta acessar a imagem que possui uma foto sua, de sua casa ou carro e clicar no link “Informar um problema”, disponível no canto inferior esquerdo da imagem do Google Street View. O usuário será redirecionado para uma página onde deve informar o motivo da solicitação, qual o problema da imagem e um endereço de e-mail para contato. Após preencher os campos, clique em "Enviar".


Formulário para solicitar retirada de imagem do Street View



O sistema envia uma mensagem automática para o e-mail do usuário, confirmando o recebimento da mensagem. Não há prazo para a análise da solicitação, mas, segundo o Google, dependendo do caso, a empresa retira a imagem do serviço no mesmo dia. "O pedido procede mesmo que o rosto da pessoa não apareça, mas ela possa ser reconhecida de alguma forma", explica Marcelo Quintella, diretor de produtos de mapas do Google na América Latina.

Além de pedir a retirada de imagens pessoais, o usuário pode utilizar o mesmo formulário para relatar falhas técnicas nas imagens ou no sistema de navegação do Street View, além de imagens impróprias, como de nudez. Todas as solicitações são respondidas pela equipe do Google apenas por e-mail.

Política de privacidade do Google

Assim como os outros serviços oferecidos pela empresa, o Street View segue a política geral de privacidade do Google. Uma nova versão da política, que inclui novos dados sobre como o Google trata informações sobre geolocalização dos usuários, entrou em vigor no início de outubro.

Os usuários já podem acessar a nova versão da política de privacidade por meio do
Centro de Privacidade do Google. Lá, também é possível acessar as versões anteriores do texto e enviar sugestões de mudanças.

Fonte: Tecnologia Ig
Imagem: Google

Nenhum comentário: