KIA Cerato Koup
Dianteira, perfil e traseira mostram linhas radicais. Nem parece que o Koup é a versão esportiva do Cerato, o sedã de maior sucesso da Kia no Brasil. As diferenças entre os irmãos estão também na mecânica: 1.6 de 121 cv no três-volumes e 2.0 de 156 cv no Koup. Após o teste, feito com exclusividade por Quatro Rodas, a Kia anunciou que o modelo definitivo, com estreia prevista para dezembro, terá um câmbio mais moderno que o que equipava o carro utilizado na homologação – o mesmo cedido para nossa avaliação.
Sábia a decisão de trocar quatro marchas por seis, pois o Koup apresentou na pista um desempenho aquém do que sugere seu visual. Em quatro passagens de aceleração, a melhor ficou em 10,8 segundos – a pior, em 11. Nas retomadas, média de 4,7; 6,4 e 6,8 segundos nas provas de 40 a 80; 60 a 100 e 80 a 120 km/h, respectivamente. No consumo, até foi comedido: 9,4 km/l na cidade e 14 km/l de gasolina na estrada. Ou seja, em dezembro, quando estiver à venda com o câmbio de seis marchas, o Koup deve apresentar números melhores de desempenho e consumo.
Ao entrevistar José Luiz Gandini, o presidente da Kia no Brasil, perguntei se não seria boa ideia aproveitar a necessidade de refazer a homologação e trazer de uma vez o mais nervoso dos Koup, com motor 2.4 de 173 cv e câmbio manual de seis marchas. “Por enquanto, essa versão é exclusiva do mercado americano, mas a ideia é boa. Vou batalhar para ter o 2.4 manual, pois tem mais a ver com o design agressivo”, diz Gandini. Sem preço definido, o Koup deve chegar bem mais caro que qualquer Cerato. “Na casa dos R$ 85.000,00”, estima uma fonte ligada à marca. É muito caro para um 2.0, mas abre a possibilidade para que o 2.4 – se vier – chegue custando cerca de R$ 100.000,00 , a mesma faixa de preço de um Civic Si, modelo com o qual compete nos Estados Unidos.
Se não encantou nos números, este Koup se comportou bem. Os controles de estabilidade e tração são intrusivos: mal o carro começa a desgarrar nas curvas, eles tomam conta da situação. Aumentam a segurança, mas diminuem o prazer de uma direção esportiva. A direção elétrica não destoa: é calibrada para ser menos direta, privilegiando o conforto. Na cidade, os pneus de perfil baixo (215/45) em rodas aro 17 exigem atenção com os buracos, mas ele não chega a ser desconfortável no uso diário. Seus problemas estão nos detalhes: os botões do computador de bordo, junto ao painel, não são iluminados, o que dificulta o uso à noite. Acessar o banco traseiro é um tormento. O motorista é obrigado a refazer todos os ajustes do seu banco ao basculá-lo para eventuais convidados. Gandini garante que esse é um mal que acomete apenas o protótipo avaliado, mas, vasculhando na internet, não achei nenhum banco mais amigável para o Koup.
À exceção do banco “antivisitas”, o Koup é completo. Tem ABS, controles de tração e estabilidade, airbags duplo e laterais e freios a disco nas quatro rodas. Para o conforto, há bancos de couro, keyless (partida sem introdução da chave no contato), teto solar elétrico, som completo (CD, USB, iPod e auxiliar), ar-condicionado digital e câmbio automático.
A Kia quer vender 200 Koup por mês. É muito? Também achamos. “É um carro de imagem, inclusive para a marca. Se ficarmos abaixo, tudo bem”, diz Gandini. Volume, mesmo, quem terá será outro rebento da família Cerato. O hatch, com cinco portas e o mesmo conjunto mecânico do sedã, será o primeiro lançamento da marca em 2011. Mas, assim como o Koup, também poderá ser visto no Salão do Automóvel, em outubro, garante a marca. Na ocasião, Cerato (hatch e sedã) e Picanto 1.0 serão mostrados em suas versões flex. “O 2.0 flex demora um pouco mais, no segundo semestre de 2011”, garante a mesma fonte ligada à Kia.
Manso, mas estiloso, o Koup é para quem gosta do jeitão esportivo, mas não tem pressa de chegar. Pelo contrário, ele curte mesmo é desfilar – de preferência, sem convidados no banco traseiro.
Hatch
Mal começará o ano de 2011 e a Kia já deverá mostrar sua primeira novidade. Em janeiro, chega o Cerato hatch, com motor 1.6 flex, para competir diretamente com o Hyundai i30, que, aliás, usa a mesma base mecânica. Será uma briga boa.
Direção, freio e suspensão
Como o Cerato sedã, o Koup tem direção elétrica. Nas provas de frenagem, ele se mostrou equilibrado.
Motor e câmbio
O visual leva a crer que o Koup é um foguete, mas a expectativa barra no câmbio de quatro marchas e no motor 2.0 de apenas 156 cv.
Carroceria
Apesar de compartilhar a plataforma com o Cerato, o Koup sobra em personalidade.
Vida a bordo
Completo, traz tudo o que é preciso para garantir o conforto do piloto e um acompanhante.
Segurança
Controles de tração e estabilidade, ABS e airbags frontais e laterais são de série.
Seu bolso
A estimativa é de R$ 85.000,00 pelo modelo avaliado, com quatro marchas e motor 2.0. Se o 2.4 com câmbio manual de seis marchas for importado custando até R$ 100.000,00 , a nota neste quesito melhora.
Os rivais
Honda Civic Si
O Koup não é páreo para os 192 cv do Honda de R$ 103.650,00 , mas este sofre do visual quase igual ao de todo Civic.
Punto T-Jet
Ele é menor que o cupê da Kia, mas seus 152 cv não fazem feio na comparação e ainda é bem mais barato: R$ 64.670,00.
Veredicto
Se você gosta de fortes emoções, nem pense em trocar um Civic Si pelo Koup 2.0. Mas se a Kia, de fato, trouxer a versão 2.4 com câmbio manual de seis marchas a um preço melhor que o do Honda, a história pode mudar.
Ficha técnica
Motor: diant., transv., 4 cil., 16 V
Cilindrada: 1 998 cm3
Potência: 156
Torque: 19,9
Câmbio: aut. seq. / 4 / dianteira
Peso: 1 232
Peso/potência: 7,8
Peso/torque: 61,9
Porta-malas/caçamba: 357
Tanque: 52
Suspensão dianteira: independente, McPherson
Suspensão traseira: eixo de torção
Freios: disco vent (diant.) / disco sólido (tras.)
Direção: hidráulica / 2,8 voltas
Pneus: 215/45 R17
Consumo urbano: 9,4
Consumo rodoviário: 14,0
0 a 100 km/h: 10,9
0 a 1000 m: 32,0
Retomada 40 a 80 em 3ª (ou D): 4,7
Retomada 60 a 100 em 4ª (ou D): 6,4
Retomada 80 a 120 em 5ª (ou D): 6,8
Frenagem: 120/80/60 km/h a 0 (m); 56,9 / 26,2 /14,8
Ruído interno 80 / 120 km/h: 60,9 /68,3
Veja as fotos:
Imitação de extrator de ar: pitada esportiva
Por dentro o Koup repete a cabine do sedã Cerato
Com velocímetro de iluminação
A partida do motor é no botão
Banco envolvente à frente
Atrás o meio não traz apoio ou cinto de três pontos
O câmbio permite a troca manual
O vidro não abre com a tampa, limitando o acesso às malas
O 2.0 tem 156 cv
Rodas aro 17 e pneus 215/45 pedem atenção com os buracos
Fonte: 4Rodas - Editora Abril
Imagens QR - Quatro Rodas
Vídeo: 4Rodas - RobertArCo - YouTube
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