quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Artistas usam o corpo como tela para recriar pinturas

O quadro "Garota com cachorro" está em Atenas

Artistas usam o corpo como tela para recriar pinturas

Os artistas nova-iorquinos Chadwick Gray e Laura Spector recriam pinturas clássicas usando o corpo humano como tela no projeto "Anatomia de Museu". Iniciado em 1995, o projeto reúne uma série de fotografias das reproduções, que são feitas por Spector no corpo de Gray.

O artista performático, de 38 anos, tem que permanecer imóvel por até 15 horas para cada quadro pintado nele. No total, Gray já passou mais de 800 horas como plataforma para a pintura.

A dupla selecionou trabalhos de artistas mais e menos conhecidos em museus na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Itália, na Espanha, na África do Sul, no Japão, na República Tcheca e na Tailândia, onde vivem atualmente.

Em seu site oficial, eles dizem que vasculham os arquivos dos depósitos de cada museu e que preferem retratos de mulheres feitos no século XIX ou pinturas que foram guardadas ou escondidas do público por serem polêmicas para a época.

A área em que o corpo de Chadwick Gray é pintado também depende de coincidências com a obra. Em alguns casos, a pose do artista reproduz a imagem, em outros, a pintura se concentra em uma parte do corpo que tem destaque no quadro original.

Depois de reproduzidas no corpo de Gray, as pinturas são fotografadas por Laura Spector e impressas no tamanho do quadro original. O trabalho de Chadwick e Spector está em coleções privadas por todo o mundo.

"Joana D´Arc", do inglês Dante Rossetti


"Judite com a cabeça de Holofernes", de Lucas Cranach


"A lamentação de Cristo", do pintor italiano Sandro Botticelli


"Mulher de Lanna", do Templo Wat Umong, na Tailândia


"Mulher de Montenegro com criança", do tcheco Jaroslav Cermak


"Safo reza para Afrodite", da Galeria Nacional de Atenas, na Grécia


"Compartilhando uma dose", do Museu África, na África do Sul


"Neve", do artista japonês Utagawa Kunisada


"Retrato de casamento", da Galeria Nacional de Atenas, na Grécia


"Modelo com lenço branco", do pintor espanhol Raimundo de Madrazo



Fonte: BBC Brasil
Imagens: Caters News

Nenhum comentário: