domingo, 25 de outubro de 2009

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10,46-52


Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10,46-52

Naquele tempo, Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!".

Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: "Filho de Davi, tem piedade de mim!".

Então Jesus parou e disse: "Chamai-o". Eles o chamaram e disseram: "Coragem, levanta-te, Jesus te chama!".

O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.

Então Jesus lhe perguntou: "O que queres que eu te faça?". O cego respondeu: "Mestre, que eu veja!".

Jesus disse: "Vai, a tua fé te curou". No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

Comentário

À procura da luz
Pe. Nilo Luza, ssp
Jesus está a caminho de Jerusalém. Eis que, de repente, alguém, sentado à beira da estrada, interrompe a caminha e grita por ajuda. Era um cego e mendigo de nome Bartimeu. Sabendo que Jesus estava na comitiva, pede que o cure da cegueira e, assim, possa enxergar. Esta cura é o último milagre de Jesus que Marcos narra em seu evangelho.

Bartimeu, ao gritar por socorro, é repreendido por muitos. Seus gritos de ajuda incomodam muita gente, mas não a Jesus que lhe dá a atenção. O cego é símbolo de tantas pessoas que vivem à margem da vida, sem ter alguém que as escute. São pessoas necessitadas de luz que as ilumine e possam conduzir sua vida, não ficando à mercê de aproveitadores.

Há muitas pessoas cegas também em nossos dias que não veem claramente o próprio rumo a seguir; a proposta do Mestre ainda não as atingiu; a mensagem dele não está clara. Não aceitam uma Igreja comprometida com os pobres. Às vezes são pessoas da própria comunidade, fazem muito barulho a respeito de Jesus, mas continuam cegas. Pensam que Jesus e a comunidade não precisam se preocupar com os pobres, é tempo perdido, há algo mais importante a fazer, o planejamento não pode ser alterado ou interrompido…

Bartimeu grita com todas as suas forças para incomodar os acomodados. Seu grito simboliza o grito do autêntico discípulo de Jesus que não se cala enquanto a solução não chega. Não se resigna a permanecer na dependência de uma sociedade injusta e exploradora. Em nossos dias, infelizmente, só se obtém melhorias na saúde, na educação, no trabalho, na moradia… graças a pessoas desacomodadas que não se conformam com essa situação.

Se queremos ser bons seguidores de Jesus, não podemos colocar viseiras em nossos olhos para não ver as margens das estradas onde se encontram milhares de cegos, tampouco devemos colocar tampões nos ouvidos para não ouvir o grito de ajuda.

Fonte:http://www.paulinos.org.br/novo/blog/?p=265

Nenhum comentário: