sábado, 25 de setembro de 2010

Hyundai ix35 x Kia Sportage


Hyundai ix35 x Kia Sportage

Irmãos de plataforma, conteúdo e mecânica, os novíssimos sul-coreanos Hyundai ix35 e Kia Sportage disputam o mesmo público apaixonado pelos utilitários-esportivos. Colocamos os SUVs lado a lado na pista no comparativo e analisamos o que eles têm de melhor para oferecer aos compradores.

Passaporte coreano, lançamento no Brasil quase simultâneo à chegada ao mercado norte-americano, design marcante, bons equipamentos mesmo no pacote mais simples, garantia de cinco anos. Hyundai ix35 e Kia Sportage compartilham algo mais importante que os atributos que carregam e a própria plataforma sobre a qual são construídos: a garagem do consumidor brasileiro. Sportage e ix35 são irmãos de sangue, filhos de pais separados. O Sportage vive sob a tutela do Grupo Gandini e o ix35, do Grupo Caoa. E nenhuma dessas empresas está no mercado para brincar, para felicidade nossa. Oficialmente, a estreia do ix35 foi em agosto, mas o modelo começou a ser vendido em julho. Para não ficar para trás, a Kia acelerou o processo de homologação do seu Sportage e a previsão de chegada às concessionárias é para o início de outubro. Como de praxe, solicitamos aos pais uma autorização para “passearmos” com seus garotos na pista de testes.

A Caoa negou, alegando que só o liberaria depois do lançamento oficial. A Kia deu sinal verde para uma avaliação em caráter exclusivo. Mas com uma ressalva: “Este é o modelo utilizado no processo de homologação ambiental, os plásticos não têm revestimento e os equipamentos podem sofrer alteração até que a configuração definitiva esteja estabelecida”. Aceitamos as limitações do Sportage e saímos à caça de um ix35. A empresária e amante confessa de automóveis Lizandra Arduin foi quem nos emprestou o Hyundai que você vê nas fotos. Convidada, ela também estabeleceu uma condição para o empréstimo: “Eu quero ir para a pista acompanhar o teste”. Feito.

Dinamicamente, houve o equilíbrio de forças esperado, afinal entre os dois carros avaliados existe um empate técnico, literalmente. A base é a mesma: motor quatro-cilindros 2.0 16V e caixa automática de seis marchas. Na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, ix35 e Sportage cravaram médias de, respectivamente, 12 e 12,7 segundos. Nas retomadas (40 a 80, 60 a 100 e 80 a 120 km/h), o Hyundai manteve a discreta vantagem: 4,8/6,6/8,5 segundos, contra 5,2/7/9,2 segundos do Kia.

O Sportage, no entanto, equilibrou a partida nas medições de frenagem (60, 80 e 120 até a parada total): 14,7/24,9/59,2 metros ante 15/27/59,4 metros. O decibelímetro também apontou o Sportage sutilmente mais silencioso em todas as medições (ponto-morto, rpm máxima, a 80 km/h e a 120 km/h): 34,8/69,8/58,8/66,1 decibéis, ante 38,6/70,9/59,6/ 66,5 decibéis.

Por fim, o consumo. O Hyundai recuperou a ponta tanto na cidade (média de 8,5 km/l) como na estrada (10,8 km/l) – o Sportage indicou consumo urbano de 8 km/l e rodoviário de 10,3 km/l. Numa análise geral, ainda que por pequenas diferenças, o ix35 conseguiu andar mais e consumir menos gasolina que o Sportage.

Nas curvas, o modelo da Kia revelou que a marca foi conservadora na calibração do controle de tração e estabilidade. Atentos, os dispositivos entram em ação em qualquer desgarrada. Chega a assustar o modo como as pinças de freio das rodas internas desferem mordidas sequenciais no disco, trazendo o carro para dentro da curva. Confiei no material cedido pela Caoa, no qual se lia que o controle de estabilidade faz parte da versão intermediária do ix35, ou seja, igual à que conseguimos para o teste. Na curva, o susto. Nada de auxílio eletrônico. No fechamento desta edição, consultamos novamente a Caoa: “Sim, é de série no G595 (código que indica o nível médio de acabamento)”, disse a assessoria de imprensa. Ligamos, então, para uma concessionária Hyundai. “Só é oferecido no código G551, o topo da linha.” O comportamento na pista nos leva a botar mais fé no que disse a concessionária.

José Luiz Gandini, presidente da Kia no Brasil, diz: “Nossa expectativa é chegar a um volume de vendas de 1 500 unidades por mês. Mas a matriz já avisou que a demanda do Sportage está tão alta que em 2010 dificilmente conseguirá despachar para o Brasil um volume mensal maior que 800 carros”. A julgar pelo sucesso do ix35, vai mesmo faltar Sportage. Por telefone, um dos vendedores da concessionária paulistana Caoa Tatuapé informou: “Os modelos mais simples estão com uma espera de 20 a 30 dias. Para os topo de linha, a fila é maior ainda, até 90 dias”. Apesar do interesse em alta, os preços cobrados seguem a tabela da marca, entre 88 000 e 115 000 reais. A Kia, infelizmente, não divulgou os valores do Sportage, mas eles devem variar entre 74 000 e 99 000 reais.

Serão três os pacotes de equipamentos dos novos SUVs compactos do mercado. Em ambos, ar-condicionado, direção elétrica, som, alarme, trio elétrico, airbag duplo e ABS são de série em qualquer nível de acabamento. As rodas aro 18 são de série no ix35, mas só estão disponíveis no Sportage a partir da versão intermediária – o mais simples tem rodas aro 16. Teto solar panorâmico e elétrico, airbags laterais e tipo cortina e câmera de ré com display camuflado no retrovisor interno eletrocrômico são os atrativos exclusivos dos coreanos em sua versão mais completa. Banco do motorista com comandos elétricos, revestimento interno de couro, controles de tração e estabilidade e ar-condicionado digital são os principais itens que diferenciam a versão intermediária da básica nos dois carros. A tração 4x4 será opcional apenas a partir do nível mediano.

Seria injusto julgar o acabamento, uma vez que a antecipação do Sportage para o comparativo se deu com um modelo enviado ao país somente para efeito de homologação, mas, baseado no que se viu no recém-lançado Sorento, o Sportage não fará feio. A Kia cobra menos por seus modelos porque, apesar de muito próximos aos da Hyundai, eles não têm o mesmo nível de sofisticação. É uma questão de estratégia: a Hyundai com produtos mais “adultos” e requintados e a Kia com um showroom mais jovial. O dinâmico Soul e o classudo Azera comprovam a tese.

Fato é que, se confirmado o preço inicial de 74 000 reais do Sportage, a Hyundai terá um enigma para decifrar tão logo acabe o furor do consumidor pelo ix35: se no futuro seu preço for reduzido para se defender do Sportage, poderá entrar em rota de colisão com o Tucson (68 900 reais, básico), cuja fabricação no Brasil acaba de iniciar. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, presidente do Grupo Caoa, fala sobre essa possibilidade: “Não acredito que precisaremos chegar ao mesmo preço do concorrente. Confio muito nos detalhes que diferenciam o ix35, assim como vejo em seu desenho refinado e na força da marca Hyundai argumentos para que ele tenha um preço final um pouco superior”.

Se o mercado vai consumir mais ix35 ou Sportage, Hyundai ou Kia, Gandini ou Caoa, ainda é muito cedo para dizer. Por enquanto, o ix35 segue seu caminho sem ser incomodado, mas o Sportage sai do comparativo com uma apertadíssima vitória, justificada por um item crucial: o preço. Mas atenção: se o valor oficial do Sportage ficar muito acima do estimado, a vida do ix35 tem tudo para continuar vitoriosa.



Kia Sportage

Direção, Freio e Suspensão

Rápida, a direção com assistência elétrica ganha peso assim que o controle de estabilidade entra em ação, evitando que o piloto faça movimentos de volante que agravem a situação. Em situação normal, é leve nas manobras.

Motor e Câmbio

As seis marchas permitem ao câmbio explorar bem o motor. O conjunto trabalha sem solavancos.

Carroceria

De perfil, a área envidraçada baixa reforça o visual parrudo.

Vida a Bordo

Na versão intermediária, a de melhor custo benefício, o pacote de equipamentos é atraente.

Segurança

Tem direção esperta, suspensão equilibrada, airbags e ABS. Os controles de tração e estabilidade são eficientes.

Seu Bolso

Em se confirmando o valor inicial de 74 000 reais, o Sportage vai, no mínimo, dividir a atenção com os compradores de ix35.



Hyundai ix35

Direção, Freio e Suspensão

Apesar dos números de frenagem ligeiramente inferiores aos obtidos pelo rival, o ix35 parou de maneira equilibrada, sem desvio de trajetória.

Motor e Câmbio

O conjunto conseguiu conferir ao ix35 melhores números de aceleração e retomada com um consumo praticamente igual ao do Sportage.

Carroceria

Os volumes esculpidos em todos os lados da carroceria dão a impressão de requinte. O espaço interno é bom, assim como a posição de dirigir.

Vida a Bordo

Como o rival Sportage, o ix35 tem na versão intermediária o melhor custo-benefício da família.

Segurança

O importador garante que a versão intermediária, igual à testada, tem controle de estabilidade. Se isso é verdade, o sistema não funcionou na nossa mão.

Seu Bolso

Em média, o ix35 custa 14 000 reais a mais que o Sportage. Em nenhum nível oferece nada que justifique tamanha diferença.

Veredicto

Melhor deixar a vitória do Sportage sub judice, afinal ele oferece as mesmas virtudes do ix35 e só levou o comparativo – por uma pequena vantagem – por causa de um preço que ainda tem de ser confirmado na prática.

Fonte: Quatro Rodas - Editora Abril
Imagem: 4Rodas
Vídeos: CarAdvice e DriveCarReviews - Youtube

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