terça-feira, 14 de setembro de 2010

Prevenção no trânsito escolar


Prevenção de acidentes no trânsito escolar

Imagens em 3D ajudam motoristas a diminuir a velocidade.

Fundação de prevenção de tráfego canadense criou uma maneira de diminuir os acidentes de trânsito nos colégios.

Ninguém imaginaria que algumas mamães e papais precisariam de lembretes para dirigir com cuidado perto da escola dos filhinhos. Pois é, ironicamente, os pais são as maiores ameaças para as crianças (não para os seus filhos, mas para os filhos dos outros) que andam por perto dos colégios. Quem apurou essa informação e resolveu fazer algo a respeito foi a Preventable, uma Fundação de Prevenção de Tráfego de Vancouver, localizada no Canadá.

Segundo a fundação, o problema é que quando os pais vão deixar, ou pegar, seus filhos na escola, frequentemente eles ultrapassam o limite de velocidade permitido, ou fazem manobras proibidas, o que tem sido um verdadeiro perigo para os coleguinhas que ficam perambulando por ali.

Para lembrá-los em manter a disciplina e serem cuidadosos, a Preventable colocou dois adesivos com a imagem de uma menina brincando no meio da rua, próximo da entrada dos colégios. O interessante é que conforme as pessoas vão se aproximando da imagem, ela vai se transformando em 3D e a ilusão de ótica faz os motoristas diminuirem a velocidade.

Os adesivos foram instalados no mês de setembro, início do ano letivo no Canadá, e consequentemente, um dos períodos com o maior índice de acidentes.

A ideia chamou a atenção da mídia internacional, porém está sendo negada por alguns especialistas em segurança, que acreditam que as imagens possam trazer ainda mais perigo para o trânsito. No entanto, a Preventable confirma que não há risco algum, uma vez que os motoristas não chegam a confudir a imagem com uma menina, mas se surpreendem com a possibilidade e acabam diminuindo a velocidade.

No vídeo abaixo, uma amostra de como a imagem 2D se torna uma ilusão 3D.



Fonte: Olhar Digital
Imagem: Olhar Digital
Vídeo: The Community Against Preventable Injuries - Youtube

Nenhum comentário: