domingo, 15 de janeiro de 2012

Evangelho de Jesus Cristo segundo João (1,35-42)



Evangelho de Jesus Cristo segundo João (1,35-42)


Naquele tempo, João estava de novo com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “O que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer mestre), onde moras?” Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram, pois, ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias” (que quer dizer Cristo). Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer pedra).




À procura de alguém


Pe. Nilo Luza, ssp 


Ao longo da vida, vamos atrás de muitas coisas: casa, emprego, estudo; buscamos diversas pessoas: pais, professores, amigos... O ser humano está sempre em busca de algo ou de alguém. Os discípulos de João Batista também andavam buscando algo: “O que procuram?” é a pergunta de Jesus, convidando-os em seguida a permanecer com ele. Eles então decidem seguir aquele que foi apontado por João como o Cordeiro de Deus. 

Os dois discípulos são convidados por Jesus para acompanhá-lo com o passo da fé. Eles mesmos devem ver o lugar onde Jesus mora e descobrir seu jeito de viver. Descobrindo quem é Jesus, a pessoa dá testemunho dele e provoca outros a também dar o passo do seguimento. Os discípulos não estão muito interessados em teorias sobre Jesus; querem criar laços de amizade e comunhão. 

Em geral, Deus não nos chama diretamente, mas por meio de pessoas e acontecimentos. O testemunho daqueles que fizeram experiência de estar com Jesus anima outros a fazer a mesma experiência. 

A convivência dos dois discípulos com Jesus faz que descubram ser ele a resposta aos anseios humanos, o libertador e salvador de toda a humanidade. Deus pode nos falar e chamar também por meio de acontecimentos. Os fatos podem nos indicar o rumo que precisamos tomar. 

Hoje Jesus também nos desafia: O que estão procurando? Nossa resposta deve ser a mesma dos discípulos: ir, ver e permanecer com ele. Quem permanece com Jesus deve dar testemunho convincente, que provoca a adesão de outras pessoas. Por meio do testemunho, o grupo dos seguidores de Jesus vai crescendo e se comprometendo com seu projeto de vida e liberdade para todos. Cristo conta com todos os seus seguidores para construir o reino de igualdade e fraternidade.


   


Fonte: Portal Paulus 
Imagem: Google 
Vídeo: Brasil Migrante - YouTube

Um comentário:

Jehh Lino disse...

Ola, gostaria de saber como eu faço para entrar em contato com o Pe Nilo Luza, se vc puder me ajudar ficaria agradecida.

Att
Jessica lino