domingo, 22 de janeiro de 2012

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (1,14-20)


Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (1,14-20)

Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galiléia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia: "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho." Passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores.  Jesus disse-lhes: "Vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens." Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-no. Uns poucos passos mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca, consertando as redes. E chamou-os logo. Eles deixaram na barca seu pai Zebedeu com os empregados e o seguiram.


A plenitude do tempo

Pe. Nilo Luza, ssp

Com Jesus Cristo chegou a plenitude do tempo. Com ele, a história da humanidade passa a ter um antes e um depois.

Chegando a plenitude dos tempos, na qual, por Jesus, estamos todos incluídos, é necessário encontrar pessoas e convidá-las a construir os novos tempos. Jesus quer uma comunidade que marque a diferença entre o antes e o depois, não quer fazer isso sozinho. Escolhe seguidores capazes de se comprometer com seu projeto.

O tempo já chegou, é agora, não podemos mais esperar. Muita gente ainda está sendo posta à margem ou simplesmente lançada fora da engrenagem social. A sociedade atual não tem tempo para eles, porque não são úteis ao processo de produção. Não devem atrapalhar o curso do progresso.

Para esses, a plenitude do tempo ainda não chegou. Nem a sociedade nem a comunidade de Jesus lhes proporcionaram o tempo da graça, da realização e mudança de vida. O reino de Deus para eles ainda está longe de ser realidade.

Portanto, o apelo de hoje é mais atual do que nunca: converter-se e crer no evangelho. Conversão significa mudança no modo de pensar que leva à mudança no agir pessoal e comunitário, provocando transformação na sociedade. A conversão leva a pessoa a pensar segundo a lógica de Deus. Enquanto não pensamos e agimos como Jesus, necessitamos de conversão.

Acreditar no evangelho significa aceitar e assumir o projeto de Jesus, que quer vida digna para todos; é ver boas notícias chegando para todo o povo. O povo simples e pobre das periferias das grandes cidades está carente de boas notícias. Para esses milhões de seres humanos, boas notícias significam: a chegada de um posto de saúde; a abertura de uma escola ou creche; a conquista de um emprego; a cura da doença; a construção da casa própria... Embora a plenitude do tempo já tenha ocorrido com a vinda de Jesus, por falta de solidariedade ainda há muito a fazer para que ela seja realidade para todos.


Fonte: Portal Paulus
Imagem: Google 
Vídeo: YouTube by Brasil Migrante

Nenhum comentário: