segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu...



O Trio elétrico

Trio elétrico designa no Brasil um caminhão equipado com aparelhagem sonora, criando uma espécie de palco ambulante onde os artistas se apresentam. Uma invenção baiana que criada especificamente para o Carnaval da Bahia, tornou-se presença garantida em carnavais de outros Estados e fora de época inclusive em outros paises.

Histórico


As origens do trio elétrico remontam à "dupla elétrica", formada por Adolfo Antônio Nascimento - o Dodô - e Osmar Álvares de Macêdo - Osmar - que resolveram restaurar um velho Ford Bigode 1929, guardado numa garagem. No Carnaval do mesmo ano, saiu às ruas tocando seus "paus elétricos" em cima do carro e com o som ampliado por alto-falantes. A apresentação aconteceu às cinco horas da tarde do domingo de Carnaval, arrastando uma multidão pelas ruas do centro da cidade.


O nome "trio elétrico" surgiu em 1951, quando, pela primeira vez, apresentou-se no Carnaval um conjunto de três instrumentistas. A "dupla elétrica" convidou o amigo e músico - arquiteto Temístocles Aragão para integrar o trio e tocar nas ruas de Salvador numa picape Chrysler em cujas laterais se liam em duas placas: "O trio elétrico". Osmar tocava a famosa "guitarra baiana", de som agudo; Dodô era responsável pelo "violão-pau-elétrico", de som grave, e Aragão, pelo "triolim", como era conhecido o violão tenor, de som médio. Estava formado o trio musical.

Ao longo das décadas sucessivas em que o trio saía nas ruas das cidades baianas, foi evoluindo cada vez mais.

Também invenção baiana, as micaretas trataram de ampliar a utilização deste equipamento, havendo hoje na Bahia uma verdadeira indústria para a confecção, manutenção, comércio e aluguel dos trios.

É, ainda, importante veículo para lançamento de novos artistas.

No ano de 1983, um trio elétrico construído na Itália foi inaugurado na Pizza Navona diante de 80 mil pessoas embaladas ao som da banda de Armandinho, Dodô e Osmar trieletrizado o "Império Romano", sendo esta a primeira vez que um trio elétrico tocou fora do Brasil.

No ano de 1985, convidados pelos estudantes da Universidade de Toulouse, na França, a banda Armandinho, Dodô e Osmar mais uma vez foi à Europa para fazer a festa do carnaval para mais de 100 mil pessoas na cidade de Toulouse.

Ele é comum sua presença em Nova York, em Portugal e Espanha, como marco da cultura brasileira, festeira e musical.

Trio elétrico nos dias atuais


No início do século XXI os trios elétricos são grandes caminhões, onde no lugar que ficaria o contêiner, se encontra uma grande e potente caixa de som, um bar (normalmente para os integrantes de blocos, que são separados por cordas dos demais) e um palanque na parte superior onde fica o cantor ou banda assim como alguns integrantes do bloco.

O trio elétrico é um grande atrativo e o objeto principal do carnaval de Salvador, tendo sua fama no mundo todo.

Na década de 70, Caetano Veloso profetizava, do alto do carro alegórico:

"Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu"


Fonte: http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário: