segunda-feira, 1 de março de 2010

Como agir em caso de terremotos


Como agir em caso de terremotos

Em caso de terremoto, tente ficar calmo e afastado dos móveis e das luminárias de teto. Se estiver fora de casa, afaste-se o mais rápido possível de encostas de morros, do litoral ou das margens de rios.



Dicas de prevenção a terremotos



Repasse com todos os membros da família a seguinte lista para evitar o pânico em caso de emergência.


* Qual é o lugar mais seguro em casa?

* Quem vai ajudar as crianças e os idosos a deixar o local?

* Qual é o caminho de evacuação?

* O que cada um deverá carregar ao deixar a casa?

* Qual será o ponto de encontro de todos os membros da família depois de um terremoto?

* Utilize a linha de mensagens de desastres 190 para confirmar a segurança da família e dos amigos.


Dentro de casa

Se estiver em casa, não saia desesperadamente. Primeiro se proteja ou procure cômodos com poucos móveis. Desligue o gás e a fonte de luz. Em seguida abra a porta de entrada e prepare o caminho de saída. Veja se está tudo bem com sua família e se há focos de incêndio. Caso haja algum tente apagá-lo. Não ande descalço para não ferir os pés com objetos cortantes espalhados pelo chão. Abra as portas e janelas, pois a estrutura da casa pode impedir sua saída após o abalo. Coloque, caso tenha, um capacete, capuz antidesastre ou uma toalha para proteger a cabeça. Pegue o kit de primeiros socorros de emergência que deve estar previamente preparada. Caso haja perigo de maremoto ou desabamento, procure um abrigo. Quando sair de sua casa, lembre-se de deixar um recado por escrito informando um local de encontro.

Na rua

Não use o carro para se refugiar. As ruas devem ficar livres para os veículos de emergência. Ao caminhar pela rua, tome cuidado com vidros e placas caídos no chão, máquinas e muros inclinados. Proteja sua cabeça com uma bolsa, pasta ou com as mãos. Não virem as palmas das mãos para cima, pois a possibilidade de cortar o pulso é grande. Se não encontrar abrigo, encoste-se a uma parede, evitando muros, portões ou prédios em construção. Fique longe de locais com corredores fechados, cercados por prédios e muito vidro.

Dentro de lojas

Fique longe de prateleiras. Se o local tiver cestas de compras, coloque na cabeça e vá para perto de colunas ou paredes. Não corra para as escadas ou escadas rolantes. Espere instruções dos responsáveis da loja. Aperte todos os botões caso esteja dentro de um elevador. Saia assim que ele parar. Se o elevador não abrir, aperte o botão de emergência e aguarde por instruções.

Meios de transporte

Se o terremoto começou e você se encontrar dentro de um carro, feche as janelas, destranque as portas e mantenha o carro ligado. Em um ônibus ou trem, proteja a cabeça e segure-se com força. Em caso de incêndio, proteja os olhos, nariz e boca com um pano e tente andar o mais agachado possível, até encontrar uma saída segura. Se você ficar preso nos destroços, grite, faça barulho para que alguém possa localizá-lo.


Incêndios

Após cuidar da segurança de sua família, procure saber se seus vizinhos precisam de ajuda. Caso encontre pequenos focos de incêndio, avise em voz alta, peça ajuda e tente apagar com extintor de incêndio ou baldes de água. Não se aproxime de casas inclinadas, com rachaduras e barrancos. Verifique se alguém de sua família se feriu. Se o ferimento for pequeno, faça o curativo necessário. Preste atenção em novos tremores e tente pegar informações pelo rádio ou televisão. Evite usar o telefone. Para obter informações seguras, utilize o serviço de recados através do 190.

Prevenção


Prevenir é uma boa maneira de evitar maiores transtornos. Para tanto, fixe armários e estantes, e utilize fitas adesivas em portas e gavetas. Se tiver objetos pesados, deixe-os em locais em que não corra o risco de cair sobre alguém. No caso de objetos de vidro, guarde-os em locais que não ofereçam riscos. Em grandes abalos, se possível, é recomendável colocar filmes adesivos nas janelas para evitar cacos de vidro. Ensine as crianças a agirem de maneira correta quando acontecer um grande tremor. Mostre o abrigo mais próximo de casa e o local em que guarda os primeiros socorros para prevenção.

Suprimentos a serem levados no momento de uma eventual evacuação

· Kit de primeiros socorros,

· Comida e água potável,

· Lanterna,

· Rádio transistor (FM),

· Remédios da família,

· Óculos,

· Luvas e sapatos de sola grossa,

· Roupas íntimas e outras vestimentas,

· Dinheiro em espécie,

· Fraldas descartáveis, leite em pó, isqueiro, sacos plásticos etc.

Orientações:


1- Qualquer pessoa que se “cubra” ou se coloque embaixo de algo, quando o edifício cai, é esmagada. Toda vez que as pessoas se colocam embaixo de escrivaninhas, automóveis, mesas, sempre são esmagadas. Não faça isto!


2- Gatos, cachorros e bebês, em caso de perigo, se colocam em “posição fetal”. Você deve fazer o mesmo em caso de terremoto. É um instinto natural de sobrevivência! Qualquer pessoa pode sobreviver em um buraco pequeno, perto de um sofá; perto de qualquer objeto grande que seja esmagado. Ali, sempre, sobrará um espaço vazio circundando o mesmo.


3- Os edifícios de madeira são as construções mais seguras para estar durante um terremoto. Por uma simples razão: a madeira é flexível e “se move” com a força do terremoto. Se o edifício desaba, criam-se grandes espaços vazios. Inclusive, uma construção de madeira tem menos peso de queda, do que tijolos e concreto.

4- Se você está em uma cama, durante a noite, e, acontece um terremoto, simplesmente, gire seu corpo até o piso. Existe um grande espaço vazio ao redor da cama (não embaixo dela). Os hotéis de todo o mundo teriam uma taxa maior de sobreviventes entre seus hóspedes, se colocassem um grande cartaz atrás das portas dos apartamentos, que dissesse, expressamente, que em caso de terremoto, as pessoas devem “deitar-se ao lado da cama”, durante o abalo sísmico.


5- Se começa um terremoto, enquanto você esta vendo TV e não puder sair facilmente por uma porta ou janela, deite-se em posição fetal, ao lado de um sofá, poltrona, cadeira grande ou um móvel grande.

6- Qualquer pessoa que fique embaixo do umbral, soleira, de uma porta, quando um edifício desaba, pode morrer! Por quê? Porque se você está em pé, embaixo da moldura de uma porta e essa moldura cede e se move para frente ou para trás, você pode morrer esmagado por todo o teto que existe acima de você. Se a moldura da porta cair para algum lado, a moldura vai cortar você pela metade, com todo o peso que vai receber em cima. De qualquer maneira, você vai morrer; portanto, não fique embaixo da moldura de uma porta, em caso de terremoto.

7- Dentro do possível, nunca saia do edifício por escadas. As escadas têm diferentes “momentos de frequência” (cada degrau, por estarem em alturas diferentes, age à sua maneira) e se movem de forma diferente do resto do edifício.


8- Posicione-se perto das paredes externas do edifício; ou melhor, ainda: fora dessas paredes, se for possível. É muito melhor estar fora de um edifício, do que dentro dele. Quanto mais “dentro” do perímetro (parte exterior) do edifício, mais evidente será que sua saída se encontre bloqueada. Quanto mais “fora”, mais fácil será fugir ou ser resgatado.


9- Se você está dentro de um automóvel, no interior de um edifício, saia imediatamente e sente-se ou se deite ao lado do mesmo. Seja o que for que caia sobre o carro, sempre deixará um espaço vazio ao seu redor.

10- O Triângulo da Vida – Quando um edifício desaba, o peso do teto cai sobre os objetos ou móveis esmagando-os sob o peso dos escombros; mas, ao lado desses objetos ou móveis, fica um espaço vazio. Esse é o espaço que chamam de “O Triângulo de Vida”.



Quanto maior o objeto, quanto mais pesado e forte, menos ele se compactará. Quanto menos o objeto se compacte pelo peso, maior será o espaço vazio ou “buraco” ao lado do mesmo; portanto, maior será a possibilidade de que a pessoa que esteja usando esse espaço vazio não sofra ferimentos sérios.

Que Deus proteja sempre você!


Fontes:

Nenhum comentário: