segunda-feira, 29 de março de 2010

O planeta mergulhou na escuridão


O planeta mergulhou na escuridão

Neste ano, cerca de 4.000 cidades em 125 países, contra 88 no ano passado, participam da iniciativa organizada pelo Hora do Planeta e WWF, um número recorde de participantes alguns meses depois da Cúpula do Clima da ONU de Copenhague, que registrou resultados decepcionantes. Foram cerca de 1.200 monumentos que ficaram sem luz durante uma hora.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, considerou que a campanha era "ao mesmo tempo uma advertência e uma luz de esperança".

"As mudanças climáticas são um assunto preocupante para cada um de nós. As soluções estão em nossas mãos e prontas para serem aplicadas pelos indivíduos, pelas comunidades, pelas empresas e pelos governos em todo o mundo", ressaltou.

A Hora do Planeta, adotada pela primeira vez em Sydney em 2007, ocorre três meses depois do fracasso da Cúpula do Clima de Copenhague. Um acordo mínimo fixa como objetivo limitar a dois graus o aumento médio da temperatura do planeta, mas permanece muito superficial sobre os meios de alcançá-lo, não estabelecendo números de curto prazo (2020) ou médio prazo (2050).

Os grandes países emergentes, como a China e a Índia, se opõem a qualquer tentativa de serem incluídos dentro de metas de redução de lançamento de gases do efeito estufa na atmosfera.

Vejam Alguns lugares que se apagaram pelo planeta

Torre Eiffel - França

Templo Pathernon - Grécia

Fonte de Trevi - Itália

Fonte de Trevi - Itália
Fonte: G1 - Globo.

Nenhum comentário: