quarta-feira, 31 de março de 2010

Chegou a Páscoa


O que é a Páscoa

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.

Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É a data mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica.

É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas. Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a sequência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

Os símbolos da Páscoa

As luzes, velas e fogueiras são uma marca das celebrações pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão.

Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então acendem suas próprias velas no grande círio pascal e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais. O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo.

Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer:

"Deus é o princípio e o fim de tudo".

Em muitas partes da Europa Central e Setentrional, é costume acender-se fogueiras no cume dos montes. As pessoas reúnem-se em torno delas e cantam hinos pascais.

Ainda temos como símbolos:

O Peixe

Peixe é um dos símbolos mais antigos dos primeiros cristãos, ao se referirem a Jesus Ressuscitado. Na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador: ICTYS: Jesus Christus Teós Yiós Soter. Assim, nas casas, nas roupas, nas conversas e nos túmulos, a figura e a palavra peixe passaram a ocupar um lugar de destaque. Na multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus se torna presente (Mt 14,17).

A relação com a Páscoa se acha no fato de as aparições de Jesus, após a Ressurreição, estarem sempre ligadas à presença do peixe (Jo 21,9) e (Lc 24,42-43).

Sinos, Vestes Brancas e o Aleluia

Os sinos festivos, que repicam na noite da Ressurreição, recordam o momento da subida de Jesus Cristo aos Céus.

Nas cidades pequenas, todos os sinos da Igreja repicam de maneira solene e alegre no canto do Aleluia. Soltam-se rojões e o ar se enche de festa e alegria.

As vestes brancas e paramentos, que se usam na noite da vigília Pascal, recordam a alegria dos primeiros batizados, que se revestiam de vestes brancas, simbolizando a vitória sobre a morte.

As Igrejas se adornam com toalhas de linho e flores brancas. Essa cor foi adotada pelos primeiros cristãos como símbolo da alegria, da vitória e da pureza de Deus (Mt 17,2) e (Mc 16,5).

Cântico do Aleluia é um dos símbolos mais expressivos das aclamações de louvor e de alegria. É uma expressão hebraica: HALLELUI-YAH que significa: Louvai o Senhor (Ap 19,1).

O Girassol

Girassol é um dos símbolos pascais menos conhecidos em algumas regiões. É porém muito rico em conteúdo.

Assim para sobreviver a planta precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, também os cristãos precisão estar voltados para o Sol-Cristo.

Cristo é a luz, a força, a energia. O cristão sem uma ligação com Jesus não encontra significado para sua vida.

Os Ramos

Podemos dizer que a semana da Páscoa começa com o Domingo de Ramos.

A festa dos ramos relembra o dia em que Jesus entrou festivamente em Jerusalém, pouco antes de sua morte.

Jesus nascera em Belém, na Judéia, mas passara a maior parte de sua vida na Galiléia, em Nazaré, Cafarnaum e outras cidades, fazendo sua pregação sobre o Reino de Deus e divulgando sua doutrina de amor. Poucos dias antes de ser preso, julgado e condenado à morte, Jesus dirigiu-se a Jerusalém com seus discípulos, justamente para comemorar a Páscoa ( a Páscoa judaica ). Pois foi nesse dia que o povo o aclamou nas ruas, agitando no ar ramos de palmeira e oliveira, e gritando "Hosana (que quer dizer " Salve!") ao Filho de Davi".

Chamamos de entrada triunfal de Jesus em Jerusalém para cumprir seu mistério pascal, a realidade era de maioria camponês, eis a razão dos ramos. Levantar os ramos e aclamar com alegria é a maneira do povo expressar o reconhecimento régio e messiânico de Jesus.

O Lava-pés

Durante a Semana Santa, a Quinta-feira é um dia muito importante, no qual se realiza uma celebração bastante significativa. Nesse dia, relembra-se a última ceia de Cristo com seus discípulos, ocasião em que Jesus instituiu a Eucaristia, isto é, o pão e o vinho passaram a simbolizar seu corpo e seu sangue.

Mas foi também durante a última ceia que Cristo lavou os pés de seus discípulos. Pondo uma toalha na cintura, Jesus despejou água numa bacia, começou a lavar os pés de cada um dos apóstolos e enxugou-os com a toalha.

Jesus fez isso para dar uma lição de humildade, simplicidade, igualdade, solidariedade, amor e serviço aos irmãos, que nada mais é do que a grande lição pascal.

O lava-pés é, pois, um símbolo, um exemplo. “Dei-lhes o exemplo para que, como eu fiz, assim façam também vocês”.

O Círio Pascal

Círio é uma vela grande e grossa, que se acende todos os anos pela primeira vez, no Sábado da Vigília pascal.

O círio pascal representa a luz de Cristo, pois que o próprio Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo!" No círio há duas letras gregas – o alfa e o ômega -, respectivamente a primeira e a última letra do alfabeto grego. O alfa representa o princípio e o ômega, o fim, uma vez que Jesus falou: "Eu sou o princípio e o fim".

Na grande vela há ainda a indicação dos quatro algarismos do ano que está em curso, simbolizando a presença viva de Jesus junto a todos os povos do mundo, com união de fé e de esperança.

A Cruz

A cruz, instrumento de suplício no qual Jesus morreu, passou a ser um símbolo do cristianismo e também símbolo da Páscoa. Antes símbolo de condenação, depois se tornou símbolo de salvação.

Mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicea em 325 d.C, Constantino decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica.

A cruz, na Páscoa, relembra que Jesus venceu a morte e, glorioso, passou a viver seu Reino de justiça e de paz.

A cruz não foi um tipo de condenação especial para Jesus. Naquele tempo, a morte na cruz era um castigo comum entre os romanos, que dominavam também a Palestina. Jesus foi crucificado entre os dois ladrões, com a diferença que estes foram amarrados às suas cruzes e Jesus foi pregado.

Morrer na cruz era algo humilhante para os condenados pois, além de ficarem com os corpos expostos publicamente, apenas os mais hediondos crimes eram punidos com tal pena.

Jesus, ao morrer na cruz, deu à humanidade mais uma lição de humildade: sendo Filho de Deus, que tudo pode, ele morreu da forma mais vergonhosa que havia em seu tempo.

Costumamos fazer o sinal da cruz, porque acreditamos que é o sinal que nos salva.

O Cordeiro

Simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho.

O Pão e o Vinho

Simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos.

Ovos de Páscoa

Os ovos de Páscoa são famosos no mundo inteiro. Os mais comuns são os ovos de chocolate, recheados com balas, confeitos e bombons.

Mas qual seria o significado do ovo de Páscoa?

O ovo também simboliza o nascimento, a vida que retorna. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antiguidade.

Eram verdadeiras obras de arte!

O ovo é um símbolo de vida nova, de vida que está para nascer; é um símbolo de começo. Daí sua associação à Páscoa: a Ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida, a redenção da própria humanidade e a promessa de um futuro cheio de alegria e felicidade para os que têm fé e esperança.

Dentro do ovo gera uma vida, a vida é o dom mais precioso de Deus. Ressuscitando para uma vida nova, Jesus revela a preciosidade que é a vida.

Os egípcios e persas costumavam tingir ovos com as cores primaveris e os davam a seus amigos. Os persas acreditavam que a Terra saíra de um ovo gigante.

Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa. Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para representar a alegria da ressurreição. Na Grã-Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos dados aos amigos. Na Alemanha, os ovos eram dados às crianças junto de outros presentes na Páscoa. Na Armênia decoravam ovos ocos com retratos de Cristo, da Virgem Maria e de outras imagens religiosas.

No século XIX, ovos de confeito, decorados com uma janela em uma ponta e pequenas cenas dentro, eram presentes populares.

Mas os ovos ainda não eram comestíveis. Pelo menos como a gente conhece hoje, com todo aquele chocolate. Atualmente, as crianças encontram ovos de chocolate ou "ninhos" cheios de doces nas mesas na manhã de Páscoa.

No Brasil, as crianças montam seus próprios "cestinhos de Páscoa", enchem-no de palha ou papel, esperando o coelhinho deixar os ovinhos durante a madrugada.

Em outros países as crianças saem na manhã de Páscoa pela casa ou pelo quintal em busca dos ovinhos escondidos. Em alguns lugares os ovos são escondidos em lugares públicos e as crianças da comunidade são convidadas a encontrá-los, celebrando uma festa comunitária.

O Coelhinho da Páscoa

Tradicional e popularmente costuma-se dizer que é o coelhinho quem traz os ovos da Páscoa.

Por isso, todos os anos, as crianças vão dormir na véspera do Domingo de Páscoa pensando nos lugares em que poderão procurar seus ovos.

Coelho é um dos primeiros animais que saem das tocas ao chegar à primavera, após um longo inverno de recolhimento.

Ora, no hemisfério norte, a Páscoa ocorre nos primeiros dias da primavera (para nós que habitamos no hemisfério sul, a Páscoa é no outono ) e os coelhos logo se põem a correr pelos campos verdes, repletos de flores, dando, portanto, a idéia de renovação da vida, que parecia estar morta durante o inverno.

O que mais interessa religiosamente, é que os coelhos são animais que reproduzem com extrema facilidade e em grande quantidade. Vem daí a identificação com uma vida abundante, um processo de restauração, um ciclo que se renovam todos os anos.

E é isto exatamente que se relembra na Páscoa: a Ressurreição de Jesus, que traz consigo um novo tempo de paz e de esperança a toda a humanidade.

Como surgiu a tradição do Coelho?

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?

No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da antiguidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!

Como Surgiu O Chocolate

Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico deste alimento delicioso chamado chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.

Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro. Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.

Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.

Além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.

Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.


Fonte: www.comamor.com.br

terça-feira, 30 de março de 2010

Infração gravíssima


Dirigir na contramão em via de mão única é uma infração gravíssima. Então, Fernando Alonso, que no último domingo pilotou sua Ferrari no GP da Austrália de Fórmula 1 totalmente em sentido contrário aos demais, depois de rodar na pista e ainda assim chegar em quarto lugar, deveria ter que fazer o teste do bafômetro, ter sua carteira apreendida e se justificar junto aos órgãos de trânsito. Brincadeiras à parte, as fotos abaixo ficaram ótimas, motivo pelo qual estou postando-as para a apreciação de todos.



segunda-feira, 29 de março de 2010

O planeta mergulhou na escuridão


O planeta mergulhou na escuridão

Neste ano, cerca de 4.000 cidades em 125 países, contra 88 no ano passado, participam da iniciativa organizada pelo Hora do Planeta e WWF, um número recorde de participantes alguns meses depois da Cúpula do Clima da ONU de Copenhague, que registrou resultados decepcionantes. Foram cerca de 1.200 monumentos que ficaram sem luz durante uma hora.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, considerou que a campanha era "ao mesmo tempo uma advertência e uma luz de esperança".

"As mudanças climáticas são um assunto preocupante para cada um de nós. As soluções estão em nossas mãos e prontas para serem aplicadas pelos indivíduos, pelas comunidades, pelas empresas e pelos governos em todo o mundo", ressaltou.

A Hora do Planeta, adotada pela primeira vez em Sydney em 2007, ocorre três meses depois do fracasso da Cúpula do Clima de Copenhague. Um acordo mínimo fixa como objetivo limitar a dois graus o aumento médio da temperatura do planeta, mas permanece muito superficial sobre os meios de alcançá-lo, não estabelecendo números de curto prazo (2020) ou médio prazo (2050).

Os grandes países emergentes, como a China e a Índia, se opõem a qualquer tentativa de serem incluídos dentro de metas de redução de lançamento de gases do efeito estufa na atmosfera.

Vejam Alguns lugares que se apagaram pelo planeta

Torre Eiffel - França

Templo Pathernon - Grécia

Fonte de Trevi - Itália

Fonte de Trevi - Itália
Fonte: G1 - Globo.

domingo, 28 de março de 2010

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (19,28-40)


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (19,28-40)

Naquele tempo, Jesus seguiu subindo para Jerusalém. Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, perto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos e disse: "Ide ao povoado que está em frente. Entrando nele, achareis um jumentinho amarrado, que ainda não foi montado por ninguém. Desamarrai-o e trazei-o aqui. E, se alguém vos perguntar: ‘Por que o desamarrais?’ respondereis assim: ‘O Senhor precisa dele’".

Os enviados partiram e encontraram tudo como Jesus lhes havia dito. Quando desamarravam o jumentinho, os donos perguntaram: "Por que desamarrais o jumentinho?" Eles responderam: "O Senhor precisa dele". Trouxeram o jumentinho para Jesus e, jogando suas vestes em cima do animal, fizeram Jesus montar. Enquanto ele passava, as pessoas estendiam suas vestes pelo caminho.

Já perto de Jerusalém, na descida do monte das Oliveiras, a multidão dos discípulos começou a louvar alegremente a Deus num grande coro, por todos os milagres que tinham visto, dizendo: "Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu e glória nas alturas".

Alguns fariseus disseram-lhe, do meio da multidão: "Mestre, repreende teus discípulos".

Jesus respondeu: "Eu vos digo que, se eles se calarem, as pedras gritarão".

Comentário

O Domingo de Ramos é o dia que nos introduz na Semana da Paixão do Senhor. Nesta liturgia temos dois Evangelhos. Optamos por comentar o primeiro, o da bênção dos ramos, onde vemos que uma grande multidão se apresenta vibrante e empunhando ramos de oliveira. Gritam hosanas e aclamam Jesus: "Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!"

Jesus é um Rei manso, humilde e pacífico, ao contrário dos outros reis que andavam em carros de guerra ou montados em cavalos. Mas ao mesmo tempo ele é forte e firme. Faz justiça devolvendo vida ao povo. E o povo o reconhece como seu Rei, seu Salvador. Por isso, estende seus mantos à sua passagem.

Enquanto o povo gritava "Hosana!" - "Viva! Salva-nos!" os poderosos ficaram preocupados e agitados. A presença de Jesus é sempre uma ameaça para aqueles que vivem às custas do suor do povo. A simples presença de Jesus traz liberdade. Onde Jesus está presente, a opressão está ausente.

As atividades libertadoras realizadas por aquele chamado de: o Profeta Jesus de Nazaré da Galiléia, desafiam o poder opressor. A vinda do Rei-pobre exige opção, exige uma definição; ou o recusamos ou o aceitamos, não existe meio termo. Esse é o grande desafio. Ficar com o verdadeiro ou com o falso, ficar com o antigo ou aceitar a Nova Aliança.

Jesus, ao mesmo tempo, é como um sapato confortável e também como aquela pedrinha incômoda que aparece não sabemos de onde. Para estar com ele é preciso abrir mão do poder e assumir o serviço. Não é fácil aceitar e cumprir a proposta do Salvador.

É dificílima essa decisão, por isso até hoje essa dúvida nos incomoda. Todos aguardavam um rei vingador, e com um enorme número de soldados para exterminar os inimigos do povo. Mas, a decepção é geral, esse Rei se apresenta exigente, sem armas e com propostas de mudanças.

Mudanças radicais que se trouxermos para os dias de hoje significam abrir mão dos grandes lucros e pensar com mais seriedade nos desempregados, nos aposentados, nos idosos e menores abandonados. O Rei exige preocupação com os enfermos e com os preços abusivos dos remédios.

Todas essas mudanças exigem muito de cada um de nós. Exigem desprendimento e renúncia; exigem humildade, solidariedade e amor ao próximo. Aderir ao Cristo significa mudar.

Quem não muda e não assume o compromisso batismal, é como aquele que estende o seu manto e grita "Hosana! Hosana!" e que, em menos de uma semana depois, lá está, no meio da multidão e gritando: "Crucifica-o! Crucifica-o!"

Os fariseus queriam que os discípulos de Jesus se calassem, pois aquela manifestação atrapalhava seus projetos. Jesus pregava justiça e fraternidade, pregava amor e partilha e isso fazia dele um inimigo mortal. Jesus era uma ameaça para os que viviam às custas dos pobres e oprimidos.

Quase nada mudou de lá para cá, a opressão, a injustiça e a exclusão continuam presentes, e querem tapar nossas bocas. Por isso, não se cale! O mundo precisa conhecer a liberdade que só o Verdadeiro Rei pode trazer. Coragem, grite forte! Não permita que o nome de Jesus seja abafado! Essa verdade precisa ser divulgada. Lembre-se de que se nos calarmos, as pedras gritarão!



Vídeo: Brasil Migrante
Fonte: Paulus, Canto da Paz, Milícia da Imaculada - Jorge Lorente

sábado, 27 de março de 2010

Hora do Planeta

Não esqueça! Hoje as 20:30 horário de Brasília, apague as luzes por uma hora. O planeta agradece.

Image and video hosting by TinyPic

Clique Aqui e saiba mais sobre A Hora do Planeta




Fonte: Hora do Planeta e WWF

sexta-feira, 26 de março de 2010

quinta-feira, 25 de março de 2010

Como Treinar O Seu Dragão


Como Treinar O Seu Dragão

Do estúdio criador de “Shrek”, “Madagascar” e “Kung Fu Panda”, surge “Como Treinar O Seu Dragão”.

Passada em um mundo lendário de Vikings musculosos e de dragões selvagens e baseada no livro de Cressida Cowell, a comédia de ação conta a história de Soluço, um Viking adolescente que não combina muito bem com a longa tradição de sua tribo de heróicos matadores de dragões. O mundo de Soluço vira de cabeça para baixo quando ele encontra um dragão que dasafia tanto ele quanto seus companheiros Vikings a encararem o mundo de um ponto de vista totalmente diferente.

Assista o trailer do filme.



Image and video hosting by TinyPic

Clique Aqui e saiba mais sobre A Hora do Planeta


Fonte: dreamworksanimation.com

quarta-feira, 24 de março de 2010

Ivete Stellar e a Pedra da Luz


Filme de animação em 3D estrelado por Ivete Sangalo já tem data de estreia.

Corre a todo o vapor a produção do primeiro longa da empresa áudio-visual de Ivete Sangalo, batizado de 'Ivete Stellar e a Pedra da Luz'. Projeto da Cacomotion, braço da Caco de Telha, companhia de entretenimento dirigida por Jesus Sangalo - irmão da cantora -, o filme será uma animação 3D de computação gráfica.


Segundo o assessor de imprensa da Cacomotion, 'Ivete Stellar e a Pedra da Luz' deve ser lançado no segundo semestre deste ano: "Ainda estamos em fase de finalização do roteiro e em pré-produção das animações. A trama já está definida e a maioria da equipe completa", explicou ele ao iG Gente. O filme, dirigido por Renato Barreto, terá 80 minutos e será distribuído nacionalmente. Nesta terça-feira (23) foi divulgado o primeiro poster do longa. Confira.




Image and video hosting by TinyPic

Clique Aqui e saiba mais sobre A Hora do Planeta

Fonte: gente.ig.com.br

terça-feira, 23 de março de 2010

O sexo explicado de maneira criativa















Image and video hosting by TinyPic

Clique Aqui e saiba mais sobre A Hora do Planeta


Fonte: Recebida por e-mail

segunda-feira, 22 de março de 2010

A Hora do Planeta


No sábado, 27 de março, entre 20:30h e 21:30h (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização.


Em 2010, com a sua participação, vamos fazer uma Hora do Planeta ainda mais fantástica!

Como você pode participar

Espalhando a mensagem da Hora do Planeta para o maior número possível de pessoas. Convide familiares, amigos, colegas e membros da sua comunidade para participarem também.

Se você utiliza as mídias sociais, como Orkut, Twitter, Youtube e Facebook, use essas ferramentas para falar com os seus amigos. Publique as notícias sobre a Hora do Planeta produzidas pelo WWF-Brasil. Dê o link para vídeos e fotos sobre o movimento postados na internet.



Image and video hosting by TinyPic

Clique Aqui e saiba mais sobre A Hora do Planeta



Fonte:
Hora do Planeta

domingo, 21 de março de 2010

Evangelho de Jesus Cristo segundo João (8,1-11)


Evangelho de Jesus Cristo segundo João (8,1-11)

Naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. Entretanto, os mestres da lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés na lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?” Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar.

Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.

Comentário

Desafiados a atirar pedras

Pe. Nilo Luza, ssp

Jesus nos desafia a atirar pedras contra o pecador se nós não tivermos pecados. Quem se habilita a lançar alguma contra alguém? Aos que lhe trouxeram uma “mulher pecadora”, pedindo que a condenasse, Jesus os desafia a rever as próprias atitudes. A intenção deles, mais do que tendenciosa, era discriminatória: queriam impor sobre a mulher toda a culpa e todo o rigor da lei.

Quanto farisaísmo encontramos em muitos cristãos praticantes! Eles pensam que basta participar de algumas celebrações para ser agradável a Deus. Quanta falsidade percebemos em certos grupos que se apresentam com pele de cordeiro, mas por dentro são lobos ferozes, prontos para devorar os que cometem algum deslize! Quanta hipocrisia vemos em certos políticos que vestem a roupa da ética, mas estão enlameados de corrupção!

É muito fácil lançar pedras contra alguém; o difícil é olhar-se no espelho e perceber as “rugas” que encobrem nossa fachada hipócrita. A satisfação de lançar pedras nos faz esquecer quem somos, liberta-nos de nossa responsabilidade e do sentimento de culpa e nos impele a parecer justos diante dos outros. Para disfarçar nossa realidade pecadora, arranjamos bodes expiatórios.

Jesus é capaz de mudar certas realidades com simples palavras: faz da mulher pecadora uma mulher que crê. Ele nos surpreende nas suas escolhas: de um grupo de pecadores constrói seu povo, a Igreja. Ele não chama os melhores, mas torna os chamados em gente capaz de provocar surpresas.

Jesus sabe que o perdão, na maioria das vezes, regenera as pessoas. Ele veio não para condenar, mas salvar. A preocupação primeira da comunidade e de todo cristão deve consistir nisto: antes de optar automaticamente pela exclusão e condenação, assumir atitudes de acolhida e perdão.



Vídeo: Brasil Migrante
Fonte: Paulus

sábado, 20 de março de 2010

Comercial de café com George Clooney e John Malkovich


Comercial de café com George Clooney e John Malkovich

É audacioso, divertido e completamente imprevisível. O mais recente comercial da Nespresso apresenta George Clooney e John Malkovich determinando até onde estariam dispostos a ir para satisfazer sua paixão pelo café da mais alta qualidade.

Criado por McCann Paris e dirigido por Robert Rodriguez, o novo comercial apresenta George Clooney em uma busca por uma nova e elegante máquina de café espresso, a Nespresso, quando um piano cai e tira sua vida. No outro mundo, ele encontra um John Malkovich espiritual, que concede a ele outra chance na Terra em troca de… o que mais poderia ser? Sua amada máquina de café Nespresso.


"Nosso novo comercial se afasta um pouco do tradicional enredo Nespresso/Clooney, que tende a apresentar George encantando as mulheres no ambiente de uma Boutique", disse Guillaume Le Cunff, diretor Internacional de Marketing e Estratégia da Nestlé Nespresso S.A. "Com esse audacioso enredo, cheio de humor, o novo comercial com certeza agradará os connoisseurs de café e os fãs de Clooney e Malkovich. Eles não são apenas atores extraordinários. Eles também têm uma imensa capacidade de levar seu público a momentos de descontração e prazer. E isso, essencialmente, é o que a Nespresso deseja: fornecer um café premium em porções individuais da mais alta qualidade que tenha a capacidade de transformar momentos comuns em momentos verdadeiramente extraordinários."


Le Cunff continua: "Ao criar esta nova campanha, tivemos um imenso prazer em trabalhar com John Malkovich pela primeira vez. Malkovich é um ator do mais alto calibre, e forma o par perfeito com George Clooney. Por ser um antigo membro do Nespresso Club, ele também conhece muito sobre os Grands Crus Nespresso. Na verdade, ele possui máquinas Nespresso em suas casas na França e nos Estados Unidos”.


Os fãs da Nespresso também se deliciarão ao descobrir diversos outros momentos cinematográficos e materiais bônus produzidos a partir dos três dias de filmagem da campanha apresentada no site da Nespresso. Por exemplo, os materiais bônus incluem uma filmagem não lançada de uma cena, na qual Clooney está tentando encontrar alternativas para sua máquina Nespresso para fazer a troca com Malkovich – como seu carro ou sua casa.

Clique Aqui para ver o comercial e escolha o seu final.

Fontes: revistacafeicultura.com.br e nespresso-whatelse.com

quinta-feira, 18 de março de 2010

O enigma de cantarolar


Cientistas americanos tentam desvendar um enigma

Quem nunca passou o dia, a semana, cantarolando o refrão de uma música? Você quer parar, mas a melodia fica ali. Você descuida e começa a cantar o mesmo trecho de novo...

A ciência tenta descobrir porque certas melodias grudam na cabeça e por mais que a gente queira, não consegue parar de cantarolar a mesma melodia. Até agora não se sabe a resposta.

O que já se sabe é que as atividades mentais que envolvem a música são complexas, incluem áreas auditivas do cérebro, e o córtex visual. Uma pesquisa recente sugere que a percepção musical está interligada a partes primitivas do cérebro e que isso pode influenciar emoções pelo sistema límbico.

Uma pesquisa realizada em 2001 por James Kellaris, da Universidade de Cincinnati, psicólogo que estuda o comportamento do consumidor, descobriu que a música caracterizada pela simplicidade e repetitividade - mas que foge às expectativas do ouvinte - tem maior probabilidade de grudar.

O estudo afirma que até 98% das pessoas alguma vez já experimentaram uma música grudenta, ou seja, só 2% de felizardos escaparam desse fardo. Alguns indivíduos, como músicos, mulheres e pessoas que se preocupam muito, são mais suscetíveis que outros. As causas podem ser psicológicas ou até mesmo físicas, ligadas a frequências de som que ressoam no corpo.

Após pesquisas mais profundas, Kellares sustenta que uma forma de saciar uma "coceira cognitiva" é cantar a música que grudou na cabeça em voz alta.



Fonte: g1.com.br

quarta-feira, 17 de março de 2010

Israel deve ter carros elétricos nas ruas em 2011


Em Jerusalém, a maior cidade de Israel, com 750 mil habitantes. O número de habitantes pode parecer pequeno em relação às metrópoles brasileiras. Mas o trânsito não é.


Os engarrafamentos são constantes. A poluição também não é diferente de nenhuma das grandes cidades do mundo. Mas Israel, conhecido pela inovação e alta tecnologia, começou a investir em um futuro mais limpo: os carros elétricos.

Os primeiros protótipos já foram apresentados e prometem uma revolução no mercado automotivo mundial. Em vez do tanque de gasolina, eles têm uma bateria de íon-lítio, que pode durar até oito anos ou duas mil recargas, feitas em pequenas estações.

A autonomia é de 160 quilômetros, ideal para um país como Israel, que tem o tamanho do estado de Alagoas e onde os motoristas circulam, em média, 60 quilômetros por dia.


As explicações sobre a carga da bateria. Os postos de recarga são acionados por um cartão magnético.

O veículo é super silencioso. Não dá para perceber que o carro foi ligado. O painel diz que o carro está ligado.


Esqueça a caixa de mudanças tradicional. As marchas são controladas por botões. O carro é fácil de dirigir e surpreende pelo desempenho.


Mas o melhor desta história é que o nível de emissão de poluentes é zero. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 3 milhões de pessoas morrem por ano pelos efeitos da poluição do ar, o triplo das mortes causadas por acidentes.

Nos Estados Unidos, um carro de passageiros emite, em média, por ano, cinco toneladas de CO2.

Segundo o diretor as empresa responsável pelos carros, o carro elétrico também pode significar independência da importação de petróleo de países com regimes extremistas. Em 2011, a empresa pretende ter pelo menos cem estações e milhares de postos de recarga espalhados por Israel.


Quando o projeto for implantado comercialmente, os consumidores vão notar outra diferença. Os carros elétricos não vão estar à venda nas concessionárias, como os carros regulares. Vai ser preciso se tornar assinante da empresa. No pacote da assinatura estão incluídos o carro, as estações de recarga, baterias e toda a rede de infraestrutura.




Fonte: G1.com.br