segunda-feira, 24 de agosto de 2009

100 Vezes Brasil


Demorou, mas Rubens Barrichello chegou à sua primeira vitória na temporada 2009. E, depois de alguns 'quases', o lugar mais alto no pódio veio de forma incontestável, com uma corrida perfeita em Valência. Enfim, uma conquista realmente merecida e da qual ele tem muito que se orgulhar.

A fórmula para a vitória foi a conhecida 'ande em ritmo de classificação quando está com pista livre depois que seus adversários foram para os boxes'. Com o resultado, o brasileiro volta à vice-liderança do campeonato, agora 18 pontos atrás de Jenson Button.


Rubens, agora, vive um momento melhor que o de seu companheiro de equipe, que parece viver uma espécie de 'ressaca pós-quase-campeão-antecipado'. Ao brasileiro, resta manter o bom momento na próxima corrida e, se conseguir um resultado parecido em Spa, volta de vez ao páreo na briga pelo título.



Após conseguir a centésima vitória do Brasil na Fórmula 1, Rubens Barrichello disse que nunca irá esquecer este momento no GP da Europa de Fórmula 1, em Valência. Ele encerrou um jejum pessoal de cinco anos e 81 GPs sem triunfos e chegou ao décimo primeiro lugar da carreira na categoria.

De quebra, esta é a primeira vitória de Barrichello com um carro diferente da Ferrari, onde conseguiu nove triunfos entre 2000 e 2005.

- Foi fantástico, um fim de semana que nunca vou esquecer. Após cinco anos, você não esquece como fazer isso. Foi difícil, na corrida você precisa forçar o tempo todo e mesmo assim coisas passam pela sua cabeça. Você quer chegar lá por você mesmo, pelo seu país, sua família. O carro estava perfeito e tenho de agradecer muito à equipe. Queria que este momento durasse para sempre - disse Barrichello, na entrevista coletiva oficial após a prova.




A centésima vitória do Brasil na Fórmula 1 aproximou o país da segunda colocação no ranking dos maiores vencedores da categoria. Apenas a Grã-Bretanha (reunião de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, que conta como apenas uma federação), e a Alemanha, por causa dos 91 triunfos de Michael Schumacher, superam os brasileiros. Após a conquista de Barrichello em Valência, a diferença do Brasil para a Alemanha é de apenas seis vitórias.




A vitória de Rubens Barrichello foi a décima do piloto brasileiro em sua carreira na categoria. No total, seis pilotos do país triunfaram na Fórmula 1. Além dele, Ayrton Senna (41), Nelson Piquet (23), Emerson Fittipaldi (14), Felipe Massa (11) e José Carlos Pace (1) foram os outros que subiram ao alto do pódio em pelo menos uma corrida da categoria máxima do automobilismo.


Veja a chegada da 100ª vitória brasileira na Fórmula 1


Fontes: http://www.abril.com.br , http://www.globo.com

Nenhum comentário: