sábado, 15 de agosto de 2009

Na mira pela liderança


Vasco da Gama mira a liderança contra Portuguesa


De olho na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama volta a campo neste sábado, às 16h10 (de Brasília), para medir forças com a Portuguesa no Canindé, em São Paulo (SP). Dividindo a ponta com o Atlético-GO, o time tem 33 pontos, mas ainda perde nos critérios de desempate, precisando da vitória para se isolar.

O Cruz-maltino vem de um empate por 2 a 2 com o América-RN, em Natal (RN). Já a Lusa, que tenta se recuperar da derrota de 2 a 1 para o Duque de Caxias, soma 27 pontos e pretende se manter próxima da zona de classificação. O time paulista estreia René Simões, contratado para a vaga do demitido Paulo Bonamigo.

Dorival Júnior, técnico do Vasco, conversou com seus jogadores sobre a necessidade de a equipe conquistar uma vitória diante da Portuguesa, pois entende que o time paulista pode ser apontado como um rival direto na luta por uma vaga na elite do futebol nacional. Ele espera muitas dificuldades contra a Lusa.

"Vai ser um jogo muito complicado, pois a Série B está muito nivelada e a Portuguesa é uma das equipes que vem conseguindo se manter nas primeiras posições na tabela de classificação. Vamos precisar ser agressivos, mas sem ficar muito expostos aos contra-ataques da Portuguesa, que também deverá partir em busca de um triunfo", disse Dorival.

O treinador vascaíno tem destacado a importância de vitória por conta da luta pela classificação, mas em termos de liderança, o objetivo é minimizado por todos na Colina. "Não queremos a vitória por conta da possibilidade de liderarmos a competição. O que interessa num primeiro momento é garantir a classificação para a Série A. Depois pensaremos em título", afirmou o volante Amaral.

A própria classificação para a elite do futebol brasileiro também é um tema tratado com cautela em São Januário. Dorival tem pedido para seus atletas esquecerem a Matemática e focarem apenas no próximo compromisso. "No futebol, as coisas acontecem naturalmente quando se está trabalhando com muito empenho para alcançar alguns objetivos", disse o treinador.

"Ninguém aqui esconde que a grande meta é a vaga na Série A e que passamos o ano todo pensando nessa situação. Porém, não podemos ficar fazendo contas, pois o foco deve ser sempre o próximo jogo. Cada partida que conseguirmos ganhar será um grande passo conquistado. O pensamento está sempre voltado para o próximo compromisso, até que este represente a possibilidade real de nos garantirmos matematicamente na Primeira Divisão", explicou.

Para este jogo, Dorival fará modificações em relação ao empate contra o rival potiguar. O lateral esquerdo Ramon, que não poderá jogar por ter recebido o terceiro cartão amarelo, dá a vaga a Ernani. Alex Teixeira volta ao ataque para formar dupla com Elton. Dessa forma, Mateus ganha vaga na lateral direita. O volante Amaral será barrado e Enrico segue no time, com a formação sendo mais ofensiva.

Já a Portuguesa entrará em campo após apenas dois treinos sob o comando de René Simões, o que, ele garante, será suficiente para armar um esquema eficiente que possa parar o Vasco. "Ninguém é milagreiro, mas dá para conversar, tentar reverter algo, dar um toque aqui, outro ali e, acima de tudo, ouvir muito os jogadores", disse o técnico.

No entanto, o estreante não deve promover alterações drásticas. "Espero que esse time tenha a cara da Portuguesa, e não a minha. Vi os últimos jogos da Portuguesa e tenho muita coisa a dizer e entender. Tem o time do Vasco, que tenho acompanhado também, então, dá para trabalhar", garantiu.

O desfalque para esta partida é o lateral direito César Prates, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo na derrota por 2 a 1 para o Duque de Caxias. Fernandinho entra na vaga. Christian continua entregue ao departamento médico. No meio, Héverton cede lugar a Preto, que volta após cumprir suspensão.

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA x VASCO

Local: Canindé, em São Paulo (SP)

Data: 15 de agosto de 2009 (Sábado)

Horário: 16h10min(de Brasília)

Árbitro: André Luiz Castro (GO)

Assistentes: Cristhian Sorende (GO) e João Patrício de Araújo (GO)

PORTUGUESA: Fábio; Fernandinho, Bruno Rodrigo, Thiago Gomes e Anderson Paim; Ygor, Preto, Acleisson e Héverton; Dinei e Edno

Técnico: René Simões

VASCO: Fernando Prass, Mateus, Vilson, Gian e Ernani; Nilton, Souza, Enrico e Carlos Alberto; Alex Teixeira e Elton

Técnico: Dorival Júnior


Fonte:http://www.abril.com.br

Nenhum comentário: