domingo, 9 de maio de 2010

Evangelho de Jesus Cristo segundo João (14,23-29)

Image and video hosting by TinyPic

Evangelho de Jesus Cristo segundo João (14,23-29)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. Mas o defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis”.

ComentárioJustificar

Somos a casa de Deus!

Pe. Claudiano A. dos Santos, ssp

Jesus, ao se despedir de seus discípulos, ensina-lhes o “segredo” para que não sofram sua ausência, mas vivam em união íntima com ele: conservar a sua palavra, ou seja, obedecer à mensagem por ele deixada. Quem faz isso experimenta o convívio familiar com Deus; percebe, como um filho amado, que Deus não é um ser distante ou uma ideia complexa, difícil de entender. Quem procura praticar os ensinamentos de Jesus vivencia a proximidade divina, torna-se morada de Deus.

Mas o que significa guardar a palavra de Jesus? O evangelho deste domingo nos dá uma dica importante: Jesus pede que seus discípulos guardem sua palavra, sua mensagem, falando de amor: quem ama a Jesus guarda sua palavra. Em contrapartida, quem leva em consideração a palavra, os ensinamentos de sua vida, é amado por Deus. É no amor que realizamos a vontade de Jesus.

E nunca é demais repetir: o amor, para os seguidores de Jesus – que tanto amou, a ponto de dar a vida –, não é apenas uma palavra romântica, dita sob impulso emocional ou até em estado de descontrole racional, mas significa empenho em favor do outro. O amor é sorriso, é alegria, são beijos, abraços, mas não só. O amor é perfume, mas é também remédio. E remédios nem sempre são agradáveis...

Ao guardarmos o mandamento de Jesus, ou seja, ao agirmos sempre por amor, construímos espaço para a presença de Deus em nós, a qual se reflete nos outros. A morada de Deus em nós não é um cofre ou uma prisão, mas um espaço aberto de partilha, comunhão, que nos faz viver em paz, sem temores no coração.



Fonte: Portal Paulus
Vídeo: Brasil Migrante – Youtube
Imagem: TinyPic by robertoarco

Nenhum comentário: