terça-feira, 11 de maio de 2010

O vulcão Eyjafjallajökull


O vulcão Eyjafjallajökull

O termo "Eyjafjallajökull" provém de três substantivos islandeses, "eyja" que significa "ilha", "fjalla", que significa "montanha" e "jökull", geleira. Ao pé da letra o termo "Eyjafjallajökull" significa ilha montanhosa de gelo.

Eyjafjallajökull está situado ao norte de Skógar e compreende uma geleira glacial. É uma geleira de menor porte, vizinha da grande Mýrdalsjökull.

A atividade desse vulcão tornou-se frequente no início do século XIX, entre os anos de 1821 e 1823. O vulcão tem uma cratera de 3 a 4 km de diâmetro, e o glaciar (geleira) entende-se por 107 km².

O vulcão em seu processo de erupção comporta-se de maneira diferente dos demais por combinar fogo e gelo: a base do vulcão está sob uma geleira que evapora em contato com o calor das erupções.

O contato do gelo das geleiras com o vapor causa erupções explosivas e violentas, a consequência é o lançamento de minúsculos fragmentos de rocha a quilômetros de altura, prejudicando as linhas de voo dos aviões.

Segundo cientistas, a erupção ocorrida em março de 2010, demonstra o fator local das águas da geleira proveniente do derretimento, não conseguem se misturar ao magma em virtude de uma nova parede solidificada.

Nessas observações, esse fato poderá gerar novas fendas elevando a quantidade de nuvens gigantes de cinza na atmosfera. Entre março e abril de 2010, as erupções causaram caos nos aeroportos da Europa, pois a grande nuvem de cinza prejudica a visibilidade dos pilotos e pode prejudicar os motores das aeronaves.

O vulcão não entrava em atividade há mais de 200 anos, a última havia ocorrido em 1823, causando uma enchente provocada pelo derretimento da geleira. Antes do século XIX, há um registro de erupção de 1612.

O vulcão de Eyjafjallajokull é formado por camadas, o que o coloca na categoria de extratovulcão. É um dos maiores da Islândia, sendo coberto de gelo a partir de 900 metros de altura.

Depois do mês de março de 2010, o vulcão iniciou uma nova fase de erupção em meados de abril, gerando tremores de terra e erupções pequenas. O vulcão é monitorado pelo Instituto de Ciências da Terra da Universidade da Islândia e da Open University da Grã-Bretanha.

Os cientistas afirmam que a poeira expelida para a atmosfera cai gradualmente na superfície terrestre. A Islândia está localizada numa região onde duas placas tectônicas se afastam uma da outra, entre as duas placas surge uma rocha derretida emergente para preencher o espaço entre as duas placas.

A ilha do país é constituída pelas erupções vulcânicas, há diversos vulcões subterrâneos em atividade no território da Islândia. Entre os vulcões subterrâneos, destaca-se o Hekla, que esteve em atividade em 2000.



Fonte: InfoEscola
Imagem: Google
Vídeo: 4Shared by robertoarcor

Nenhum comentário: