domingo, 16 de maio de 2010

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (24,46-53)


Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (24,46-53)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e, no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso. Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”. Então, Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém com grande alegria. E estavam sempre no templo, bendizendo a Deus.

Comentário

A Pastoral no mundo digital

Pe. Valdir José de Castro, ssp

A mensagem de que Jesus ressuscitou dentre os mortos depois de entregar sua vida por amor a toda a humanidade é a primeira “boa notícia” que os discípulos são chamados a anunciar pelo mundo afora, conforme nos afirma o evangelho deste domingo da Ascensão.

No entanto, o anúncio pascal não se limita a proclamar que Jesus está vivo na história. Espera também que cada pessoa se abra ao seu Espírito para acolher e vivenciar os valores do reino, entre os quais o amor, o perdão, a justiça, a fraternidade, a partilha e o respeito às pessoas.

No decorrer dos séculos, a Igreja preocupou-se em levar a mensagem de Jesus a todos os povos e de todos os modos possíveis. Nas últimas décadas, com o avanço das tecnologias, os meios de comunicação passaram a ser um campo urgente e desafiador, pois cada vez mais são decisivos na formação da cultura em que vivemos.

Consciente dessa realidade e tendo presente o Ano Sacerdotal, Bento XVI publicou a mensagem para o dia mundial das comunicações, que hoje celebramos à luz do tema: “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios de comunicação a serviço da palavra”. O papa pede que os sacerdotes não percam a oportunidade de usar as novidades das tecnologias da comunicação, de modo especial a internet, para reunir o povo de Deus e tornar Cristo vivo e atual em nossa realidade.

Evidentemente, o compromisso com a evangelização é também de todos os cristãos. Com base em sua experiência pessoal do Ressuscitado, cada um é chamado a levar a boa notícia ao “continente digital” onde, diariamente, milhões de pessoas buscam, entre outras coisas, contatos, informações, conteúdos e entretenimento. Que por meio das redes digitais possamos construir uma sociedade justa, solidária e edificada nos valores cristãos, que repercutam em todas as relações humanas.



Fonte: Portal Paulus
Imagem: Google
Vídeo: Brasil Migrante - Youtube

Nenhum comentário: