quinta-feira, 20 de maio de 2010

Google TV



Google TV

Google anuncia oficialmente sistema para TVs.

Conforme esperado, o Google anunciou hoje sua nova plataforma para acesso à internet por meio de aparelhos de TVs. Chamado de Google TV, o sistema será embutido em TVs, tocadores Blu-ray e em aparelhos específicos para conexão às TVs atuais.

Os primeiros aparelhos com o novo sistema devem chegar até o fim do ano às lojas dos Estados Unidos. Todos serão da Sony, parceira do Google no projeto. Por enquanto, não há previsão de lançamento em outros países.

O conceito básico do Google TV é permitir o acesso fácil a vídeos hospedados na web a partir de televisores. No vídeo promocional do novo sistema, o Google argumenta que as TVs atuais são fáceis de usar, mas limitam o usuário ao conteúdo e à grade de programação das emissoras. Já na web os vídeos estão disponíveis a qualquer momento, mas é necessário buscá-los. Segundo a empresa, o principal objetivo do Google TV é unir esses dois mundos e aproximar a web da TV

O ponto de partida para usar o Google TV é uma caixa de busca, sobreposta à imagem da TV. Ao fazer uma pesquisa por um vídeo, o Google TV exibe tanto resultados das grades de programação da TV quanto clipes hospedados em sites da web. Será possível assistir a quaisquer desses conteúdos e marcá-los como favoritos, de modo similar ao que ocorre em navegadores web.

Hardware

Para usar a Google TV será necessário um controle remoto específico, além de um teclado para facilitar a digitação das buscas. A Logitech já anunciou que será um dos fornecedores desses periféricos, além do equipamento que permite usar o Google TV nos aparelhos atuais. Esses aparelhos serão conectados a TVs por meio de uma porta HDMI. Celulares com Android também poderão ser usados como controle remoto da Google TV.

Outra parceira do Google no projeto é a Intel. Ela será responsável por fornecer chips da linha Atom para TVs, aparelhos Blu-ray e outros equipamentos com Google TV.

Software

A plataforma Google TV usará o sistema Android, na versão 2.1. O navegador usado será o Chrome. Haverá também suporte ao Flash 10.1, a versão mais sofisticada do software da Adobe, esperada para os próximos meses.

Como a TV roda Android, será possível usar aplicativos desse sistema no próprio aparelho. Atualmente, a loja de aplicativos do Android conta com cerca de 50 mil programas.

Como acontece com a dupla iPhone/iPad, os aplicativos Android rodarão normalmente na TV, mas será possível criar programas otimizados para a tela grande. Um dos primeiros a ser anunciado é o YouTube LeanBack, uma versão do YouTube criada especificamente para Google TV.

Veja abaixo o vídeo promocional do Google TV



Fonte: André Cardozo, iG
Imagem: Google
Vídeo: Google - Youtube

Nenhum comentário: