sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Ceará


De Fortaleza a Jericoacoara

Barracas cheias de mordomias, parques aquáticos bem-equipados e o pôr do sol mais espetacular do Nordeste, tudo em um único roteiro.

Muito além da água de coco, as megabarracas de praia estão entre as maiores atrações de Fortaleza. Shows de humor, caranguejadas, drinques refrescantes e ótimos petiscos são algumas das armas dessas barracas para atrair milhares de turistas, que passam dias e noites entre o mar e as confortáveis cadeiras de praia. Tudo isso acontece na praia do Futuro, a única da cidade própria para banho. Nas praias de Meireles e Iracema, o programa é caminhar pelo calçadão e aproveitar o agito dos bares e restaurantes. As jangadas que trazem peixes fresquinhos são a atração da praia de Mucuripe, que fica mais bela ainda ao pôr do sol. No centro, o teatro José de Alencar merece atenção, especialmente pelos jardins projetados por Burle Marx. À noite, a pedida é o Centro Cultural Dragão do Mar, com shows, cinema, exposições e muitos barzinhos. As melhores baladas acontecem no Bar do Pirata, às segundas-feiras, e no Mucuripe Club, no fim de semana. E vale reservar um dia inteiro para ir ao Beach Park, o melhor parque aquático do Brasil.

Para quem chega a Jeri, a primeira surpresa é ver a duna do Pôr do Sol, uma beleza com 30 metros de altura. Todos os dias, quando a tarde vai findando, moradores e turistas se unem numa procissão não agendada para subir a duna. O pôr do sol fica ainda mais bonito em julho, quando ele morre bem no vão da Pedra Furada. A segunda surpresa é perceber que Jeri ainda guarda características do tempo em que era uma vila de pescadores, como as ruas de areia e o ritmo de vida tranquilo de seus habitantes.

Mas muita coisa mudou – a fama de ter uma das praias mais bonitas do país encheu o vilarejo de estrangeiros, lojinhas e restaurantes descolados. Nos últimos anos, um outro ícone começou a despontar: as velas coloridas do kitesurfe.

Melhor caminho


Nos primeiros 15 km, o motorista dirige pela BR-222. Chegando em Caucaia, deve pegar a CE- 085, também conhecida como Rota do Sol Poente. Antes de chegar em Jijoca de Jericoacoara, a estrada dá acesso a belas praia como Taíba e Lagoinha. O caminho entre Jijoca de Jericoacoara e Jericoacoara é em estrada de areia, só passando veículos com tração nas quatro rodas.

Melhor época


De março a junho, há chuvas passageiras. Abril, maio, setembro e outubro são os meses em que a hotelaria dá os maiores descontos. Quem quer assistir ou praticar kite e windsurfe em Jeri deve ir entre julho e janeiro. Para visitar as lagoas, prefira março, abril, maio e junho.

Fonte: Fonte: http://www.viajeaqui.abril.com.br

Nenhum comentário: