sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Pernambuco


De Recife a Porto de Galinhas

Arte em Recife, Carnaval em Olinda, piscinas naturais em Porto de Galinhas: um roteiro para aproveitar o melhor do litoral pernambucano.

Principal polo gastronômico do Nordeste, Recife tem muitas atrações interessantes. A começar pelas igrejas. A mais impressionante da cidade é a Capela Dourada – pinturas sacras, ligadas umas às outras por molduras douradas, produzem uma espécie de mosaico de obras de arte. Outra que vale a visita é a igreja Madre de Deus, que teve seu altar-mor com entalhes de ouro restaurado recentemente. Depois de conhecê-la, siga caminhando pelas ruas do Recife Antigo – a rua do Bom Jesus concentra as fachadas mais bem preservadas. Fora do Centro, visite a Fundação Gilberto Freyre, instalada na casa onde viveu o famoso sociólogo, e a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, com pinturas e esculturas do conceituado artista recifense.

Casinhas coloridas vendendo artesanato se misturam a igrejas barrocas em Olinda, quase uma extensão do Recife. Ali, a diversão é curtir o astral hipppie da rua do Amparo e encarar as ladeiras atrás de prédios históricos. Na maior parte do ano, a vida se revela tranquila e os visitantes chegam aos poucos. Tudo muda no Carnaval. A festa é totalmente democrática: as ruas ficam tomadas livremente pelo povo, que se mistura aos blocos numa massa única de foliões. Os bonecos gigantes e pitorescos, símbolos do evento, surgem às dezenas, balançando e girando, sempre com suas caras alegres e braços compridos.

Uma das praias preferidas dos brasileiros, Porto de Galinhas tem muitos pontos a seu favor. Para começar, há as belas piscinas naturais, as mais próximas da praia de que se tem notícia, sempre cheias de peixinhos coloridos.

Quem procura piscinas de água doce tem diversos resorts para escolher. Para um contato mais intenso com a natureza, faça o passeio de jangada que leva para ver os cavalos-marinhos no rio Maracaípe. Outra boa pedida é o passeio de bugue, que pode durar de três horas a um dia inteiro.

Melhor caminho

Apesar da distância entre os dois destinos ser de apenas 81 km, pega-se várias estradas para ir de Recife a Porto de Galinhas: o motorista deve ficar atento às placas. Seguir pela BR-101 sul em direção a Cabo de Santo Agostinho, prosseguindo pela PE-060 (até o trevo de N. S. do Ó), PE-038 e PE-009.

Melhor época

Recife pode ser visitada em qualquer época do ano. Olinda tem o Carnaval de rua mais democrático do Brasil. Em Porto de Galinhas, os meses de setembro e outubro têm a melhor relação custo-benefício, quando o sol brilha e os preços estão mais baixos. De março a agosto as diárias dos hotéis ficam ainda mais em conta, mas chove muito.

Nenhum comentário: